segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tristes Trópicos - Claude Lévy-Strauss (1909-2009)



Tristes Trópicos - Claude Lévy-Strauss (1909-2009)

O influente antropólogo, etnólogo e filósofo Claude Lévi-Strauss faleceu na noite de sábado (31) para domingo (01). Tinha quase 100 anos de idade, que seriam completados no dia 28 de Novembro deste ano. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (03) pela Academia Francesa. Nascido em Bruxelas a 28 de Novembro de 1908, o francês Lévi-Strauss foi um dos nomes maiores da antropologia, tendo exercido uma influência decisiva na evolução desta área científica ao longo do século XX. No entanto, a sua obra acabou por influenciar todas as ciências sociais, nomeadamente através do seu contributo para o advento do estruturalismo – corrente de pensamento que procura identificar nos factos de natureza simbólica as formas invariáveis que existem em diferentes conteúdos. Lévi-Strauss é ainda considerado como o percursor no nascimento do movimento ecologista.

Sobre o Livro Tristes Trópicos

Segundo muitos críticos, trata-se mais do que um livro de viagem, é um livro sobre a viagem. Além de trazer detalhes pitorescos das sociedades indígenas do Brasil central, o livro discute as relações entre o Velho e o Novo Mundo, e o significado da civilização e do progresso. Tristes trópicos: neste título já se condensa toda a beleza de uma obra magistral. Inclassificável em sua grandeza humana. Narrativa de viagem ou ensaio de ciência? Em sua prosa poética, melancólica, irônica, Claude Lévi-Strauss desloca parâmetros consagrados, questionando ao mesmo tempo viajantes e cientistas. Sua imaginação criadora nunca abre mão da reflexão lógica mais rigorosa. O Brasil que aqui se revela está muito além da provinciana cidade de São Paulo. Pois o mundo perdido dos cadiueu, dos bororo, dos nambiquara e dos tupi-cavaíba tem seus próprios estilos e linguagens. Somos ainda humanos o bastante para compreendê-los? É essa pergunta que faz de Tristes trópicos não só um clássico da etnologia e dos "estudos brasileiros", mas uma obra universal, sem fronteiras, sobre a crise do processo civilizatório na modernidade.

Download do Livro: http://www.4shared.com/file/148963906/287361f2/Levi_-Strauss_Claude_-_Tristes_Tropicos.html

2 comentários:

  1. Olá amigo! fico feliz em ver que mais pessoas se interessam pela cultura e educação.
    só fazendo uma correção, Lévi Strasss faria 101 anos e nao 100, pois nasceu na cidade de Bruxelas em 1908 e não 1909 como informado.

    Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
  2. a propósito... ele faria 101 anos hoje
    28 de novembro de 2009

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui