sexta-feira, 16 de julho de 2010

Antropologia das Sociedades Contemporâneas – Bela Feldman-Bianco (Org.)



Antropologia das Sociedades Contemporâneas – Bela Feldman-Bianco (Org.)

Esta antologia foi organizada com o objetivo de fornecer subsídios para pesquisadores interessados em utilizar abordagens antropológicas em suas investigações sobre problemas pertinentes às sociedades contemporâneas. Embora seja dirigida a estudiosos e estudantes de diversas disciplinas, a sua publicação visa também contribuir para reflexões metodológicas no âmbito da antropologia brasileira. Os textos são de autoria de etnógrafos que realizaram pesquisas de campo na África, na Europa ou na Ásia em um período que marca uma transição na Antropologia: do estudo de sociedades e culturas particulares para o estudo de sociedades contemporâneas.

Download do livro: Clique aqui!

O Método 1: A Natureza da Natureza - Edgar Morin



O Método 1: A Natureza da Natureza - Edgar Morin

O que é um método? Um caminho já trilhado? Uma bússola magnetizada pela certeza? Um conjunto de receitas disponível nas boas livrarias? A palavra sagrada do guia ditada após seu retorno da grande aventura do conhecimento? Uma versão prosaica da poesia de Dante para os que desejam atravessar as esferas do saber? Nada disso. Edgar Morin, com este Método 1 – a natureza da natureza, faz da palavra “método” um caleidoscópio.
O Método, de Edgar Morin, é a principal confirmação das hipóteses examinadas pelo autor: a possibilidade e a necessidade de um conhecimento polissêmico, em feixe, inter, multi e transdisciplinar. Mais do que um conteúdo, este método é uma forma. Muito mais do que um molde, é uma fonte. Como tal, alimenta e origina, nutre-se e flui, recebe e dissemina. Por tudo isso, o método nunca é um fim em si, mas sempre um eterno recomeço. É o primeiro passo.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui