domingo, 13 de dezembro de 2009

A Abolição do Comércio Brasileiro de Escravos - Leslie Bethell



A Abolição do Comércio Brasileiro de Escravos - Leslie Bethell

O livro trata sobre os primeiros passos rumo à abolição (1807-1822), juntamente com o processo de Independência e abolição (1822-1826). Trata ainda do Brasil e seu intenso comércio de escravos (1827-1839) e sobre as Negociações de tratados (1830-1839). Traz ainda como apêndice uma estimativa do número de escravos importados no Brasil entre os anos de 1831 a 1855.

Junto a isso, parte da indagação de como o comércio de escravos, um dos principais pilares da economia brasileira, veio a tornar-se ilegal, para em seguida investigar por que, embora declarado ilegal, provou-se impossível, durante vinte anos, suprimir tal comércio. Finalmente, demonstra como ele foi abolido. Obra importante para a compreensão não só do Brasil, mas de Portugal, da Grã-Bretanha e da África naquele período.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=6IQK2NNQ

Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas - André João Antonil



Cultura e Opulência do Brasil - André João Antonil

Giovanni Antonio ou João Antônio Andreoni, que adotou o nome André João Antonil (Lucca, Toscana, 8 de fevereiro de 1649 — Salvador, 13 de março de 1716) foi um jesuíta italiano.

Formou-se em Direito Civil pela Universidade de Perúgia depois de ali estudar três anos. Aos dezoito anos, em maio de 1667, ingressou na Companhia de Jesus, em Roma, vindo a lecionar ali no seminário jesuíta. O Padre Antônio Vieira admirou-o muito e fê-lo vir para o Brasil em 1681.

Chegou a Salvador, na Capitania da Bahia, em 1681, nunca mais tendo deixado a cidade, onde veio a falecer, em 1716. Aqui exerceu o cargo de Reitor do Colégio por duas vezes, tendo sido o Provincial de 1705 a 1709. Fez breves visitas à Capitania de Pernambuco e à do Rio de Janeiro.

Observador atento, notadamente da economia, escreveu com profundidade e erudição sobre a realidade econômica da Colônia, notadamente a produção de açúcar, de tabaco, sobre a criação de gado e a mineração, embora sobre esta última baseado apenas em informações de terceiros. Além de apresentar dados sobre a produção, descreveu ainda as técnicas produtivas então utilizadas, comentando as condições de trabalho, sociais e políticas.

Em 1711, publicou em Lisboa a obra Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, certamente escrita até 1710, com todas as licenças indispensáveis. O livro é considerado o melhor que se escreveu sobre as condições sociais e econômicas do Brasil no início do século XVIII.

Download do livro: http://rapidshare.com/files/198560235/ANTONIL__Andr__Jo_o._Cultura_e_opul_ncia_do_Brasil.rar

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui