sábado, 27 de novembro de 2010

Viagem ao Brasil - Hans Staden



Viagem ao Brasil - Hans Staden

Hans Staden, o famoso cronista alemão do século XVI, escreveu apenas um livro, cujo conteúdo são narrativas de suas duas viagens ao Brasil. O livro tornou-se um clássico de nossa literatura histórica. Publicado em 1557 em Malburg, com notáveis xilogravuras supostamente feitas sob sua orientação, e reproduzidas na íntegra nesta edição,o livro causou sensação na Europa, teve cinqüenta edições em alemão, flamengo, holandês, latim, francês e português. Historicamente, foi esse navegador alemão o primeiro a deixar em forma de livro uma obra que o tornou secularmente célebre, e que se fixou como uma das fontes mais autorizadas da etnografia sul-americana.Esta edição brasileira foi possível graças ao apoio cultural que recebemos do Instituto Martius-Staden, de São Paulo.

Download do livro: Clique aqui!

A Filosofia na Idade Média - Étienne Gilson



A Filosofia na Idade Média - Étienne Gilson

A filosofia na Idade Média constitui uma visão de conjunto da filosofia medieval cujo principal mérito é ter contribuído para destruir a idéia de que o pensamento medieval não passa de uma sombria transição entre a Antiguidade e a Renascença. Evitando as referências comuns numa obra desse gênero, o autor reduz as indicações bibliográficas ao mínimo. O resultado é um texto amplo, mas ao mesmo tempo enxuto.
Toda historia da filosofia na Idade Media pressupoe a decisao de abstrair essa filosofia do meio teologico onde ela nasceu e do qual nao pode ser separada sem violentar a realidade historica.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui