segunda-feira, 29 de março de 2010

As Prisões da Miséria - Loic Wacquant



As Prisões da Miséria - Loic Wacquant

Por toda a Europa campeia a tentação, inspirada no modelo americano, de buscar apoio nas instituições policial e penitenciária a fim de conter as desordens geradas pelo desemprego em massa, a imposição do trabalho assalariado precário e a retração da proteção social. E, por toda a América Latina, os políticos acorrem para importar as técnicas agressivas de segurança ''made in USA'', entre elas a da ''tolerância zero'', como solução mágica para o problema crucial da violência criminal. Mas esta opção, que vai na direção contrária da consolidação de uma sociedade democrática, significaria (r) estabelecer uma verdadeira ditadura sobre os pobres. Ao conectar questão criminal e questão social, este livro vigoroso e rigoroso, publicado em 13 línguas, revoluciona os termos do debate sobre violência, justiça, política e prisões no Brasil.

Download do livro: Clique aqui!

Civilização e Pecado - Os Oito Erros Capitais do Homem Moderno - Konrad Lorenz



Civilização e Pecado - Os Oito Erros Capitais do Homem Moderno - Konrad Lorenz

A humanidade contemporânea está em perigo. Ela corre numerosos riscos que o naturalista e o biólogo são os primeiros a perceber, quando ainda escapam ao olhar da maioria dos homens. É portanto dever do sábio tocar a campainha de alarma, ao invés de limitar-se, como é seu costume, à investigação dos fenômenos recém-descobertos.
Nosso sermão, divulgado pelo rádio, obteve uma repercussão inesperada. Recebi numerosas cartas de ouvintes solicitando um texto impresso. E afinal, excelentes amigos meus insistiram categoricamente para que publicasse esse tratado, tornando possível a um número maior de leitores.
Tudo isso contribui para atenuar ou desmentir o espírito pessimista que exala desta obra. O autor pensava estar pregando no deserto, quando na verdade, era ouvido e seguido por um grande auditório compreensivo. Devo acrescentar que, relendo esse texto, algumas passagens já me pareciam totalmente erradas! Assim, por exemplo, quando declaro que a ecologia é uma ciência cuja importância não é suficientemente reconhecida. Não poderíamos dizer o mesmo hoje, pois nosso grupo bávaro de ecologistas tem audiência em numerosos meios políticos responsáveis. Não só é ouvido e respeitando, como empreendimentos semelhantes, visando ao mesmo fim, se formam aos poucos em todo lugar e ampla audiência.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui