domingo, 25 de julho de 2010

América Latina: Riqueza Privada, Pobreza Pública



América Latina: Riqueza Privada, Pobreza Pública - Agencia Latinoamericana de Información - ALAI

Face a uma concorrência feroz por parte de empresas multinacionais de recursos naturais limitados, elas exercem pressão sobre os Estados para a entrega de suas terras a fim de executar atividades extrativas além de gerar conflitos com as comunidades locais, que por sua vez buscam respostas para evitar ou enfrentar a perda de seus meios de subsistência.

Neste livro, doze instituições, analisam as estratégias empreendidas pelas comunidades confrontadas com os projetos de mineração existentes ou previstas em seis países Andinos e da América Central. Eles abrangem questões como redução de danos, o respeito pelos direitos, a prevenção da saúde, a resistência aos projetos de mineração, a proteção ambiental, a consulta da comunidade ou respostas para a criminalização do protesto social.

Pretendem tirar lições e compartilhar recomendações, tendo em comum o desejo de garantir a preservação das condições de vida decente para todos.

Download do livro(espanhol): Clique aqui!

Informe Regional Sobre Desenvolvimento Humano para América Latina e Caribe 2010 - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento



Informe Regional Sobre Desenvolvimento Humano para América Latina e Caribe 2010 - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Com desigualdade, IDH-D do Brasil cai 19%, aponta nova metoldologia do PNUD
Cálculo aplicado à América Latina reduz o Índice de Desenvolvimento Humano conforme as diferenças de rendimento, educação e saúde.
As condições de vida desiguais no Brasil corroem quase 1/5 do padrão de desenvolvimento do país, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo PNUD. O estudo traz o cálculo do IDH-D (Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à Desigualdade) que “penaliza” as diferenças de rendimentos, de escolaridade e de saúde. O IDH brasileiro cai 19% quando, em vez de levar em conta as médias nacionais como ocorre geralmente, considera essas disparidades. Ajustado de acordo com o mesmo método, o índice da América Latina e do Caribe tem queda semelhante (-19,1).

Download do material (em espanhol): Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui