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Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


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Atenciosamente,

Marcos Paulo

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Partidos, Ideologia e Composição Social - Leôncio Martins Rodrigues


Partidos, Ideologia e Composição Social - Leôncio Martins Rodrigues

Este trabalho tem como objeto principal a composição social das
bancadas na Câmara dos Deputados de seis dos principais partidos
brasileiros. Entendemos que os resultados da pesquisa indicaram que há
uma relação consistente e coerente entre os meios socio-ocupacionais de
recrutamento partidário e as orientações político-programáticas dos partidos
na escala ideológica direita-centro-esquerda. Complementarmente, o exame
das configurações partidárias resultantes das eleições de 1990, 1994 e 1998
mostrou um quadro multipartidário relativamente estável, com avanços
mais fortes das correntes de centro, perdas pequenas da direita e ganhos
também pequenos da esquerda.

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Educação e Ética: em busca de uma aproximação - Jorge Renato Johann


Educação e Ética: em busca de uma aproximação - Jorge Renato Johann

O estudo que aqui é apresentado trata de educação e ética. O enfoque a partir do qual o tema será abordado é a busca de uma aproximação entre ambas. O ponto de partida é o pressuposto de que a realidade que constitui o contexto educacional reflete uma sociedade em crise de valores. Daí surge a questão central desta reflexão que tem como objetivo rastrear caminhos de aproximação entre a educação e a ética. O trabalho parte de uma conceituação básica que permita embasar a busca desta aproximação. Como fio condutor para dar seqüência ao trabalho, foram tomadas as idéias da filósofa alemã Hannah Arendt a respeito da condição humana. Para corroborar e reforçar a tese de que educação e ética haverão de se imbricar para que um processo educativo se plenifique, foram agregados, num plano menor, os pensamentos de outros autores que, cada um à sua maneira, apresentam caminhos que orientam a busca desta aproximação. Entre eles, destacam-se Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O estudo se constitui numa hermenêutica reflexiva das experiências vividas por um educador que atua há trinta e cinco anos em sala de aula e das idéias dos autores que serviram para a fundamentação teórica da busca proposta. A conclusão aponta para a utopia de uma educação impregnada de ética como condição para que seus objetivos possam ser alcançados.

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