quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Expansão Madeireira na Amazônia: Impactos e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável no Pará Barros, A. C. & Veríssimo, A. (editores)



A Expansão Madeireira na Amazônia: Impactos e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável no Pará - Barros, A. C. & Veríssimo, A. (editores)

O livro reúne os estudos de caso sobre o setor madeireiro do Pará realizados pelo Imazon no período de 1990 a 1995. Esses estudos formam um diagnóstico da atividade madeireira no Estado do Pará durante a primeira metade da década de 90. Revela que em 1996 o setor madeireiro do Pará gerava uma renda bruta estimada em US$ 0,8 bilhão, 50 mil empregos diretos e uma produção em tora estimada em 9,2 milhões de m3.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/8111229757/expansao_integra.pdf.html

Os Danos da Exploração de Madeira Com e Sem Planejamento na Amazônia Oriental - Johns, J.; Barreto, P. & Uhl, C.



Os Danos da Exploração de Madeira Com e Sem Planejamento na Amazônia Oriental - Johns, J.; Barreto, P. & Uhl, C.

Na região de Paragominas na Amazônia Oriental, comparamos os danos nas operações de exploração madeireira com e sem planejamento associados às fases da exploração, ou seja: i. derrubada da árvore; ii. manobra da máquina para laçar as toras com o estropo (laços de cabo de aço); iii. Arraste das toras para os pátios de estocagem; iv. construção dos pátios de estocagem; e (5) construção das estradas de exploração. A exploração planejada foi feita com um trator florestal de rodas (skidder) ou um trator de esteiras equipado com um guincho, enquanto a exploração sem planejamento foi feita com um trator de esteiras sem guincho.

Para cada árvore comercial derrubada na exploração sem planejamento foram danificadas mais 16 árvores com DAP³ 10 cm. Além disso, a área afetada foi 100 m² maior do que na operação com planejamento. Na fase de derrubada da árvore, o número de árvores que sofreram danos severos na copa (perda da copa) foi significativamente maior (Teste t de Student; p < 0,002) na operação sem planejamento (7,4 versus 4,5 árvores/árvore derrubada).

Download do livro: http://www.4shared.com/file/138342237/112ef33c/os-danos-da-explorao-florestal-com-e-sem_planejamento.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui