terça-feira, 4 de maio de 2010

A Formação do Espírito Científico - Gaston Bachelard



A Formação do Espírito Científico - Gaston Bachelard

A formação do espírito científico se insere na seqüência de obras que marca o período mais criativo do Bachelard “diurno”, aquele que pensa o saber científico. A elas se somam os textos do Bachelard “noturno”, que se debruça sobre a criação artística, o devaneio, as imagens poéticas, as potências da imaginação. Num e noutro caso, o filósofo não procura estabelecer a relação do saber, produzido pelos homens, com as coisas, mas a relação desses homens com seu próprio saber. Em A formação…, Bachelard destaca as armadilhas e dificuldades que cercam a descoberta de conceitos fundamentais, a função positiva dos erros nessa gênese e, principalmente, o caráter recorrente e geral de certas resistências ao conhecimento científico. Justamente porque esses obstáculos ao conhecimento estão presentes dentro de nós e espalhados à nossa volta, e porque sua superação é um desafio que sempre se renova, o livro tornou-se um clássico, um texto perene, cujo potencial didático nunca se esgota: ele não nos ensina coisas, nos ensina a pensar.

Download do livro: Clique aqui!

A Filosofia Crítica de Kant - Gilles Deleuze



A Filosofia Crítica de Kant - Gilles Deleuze

Numa exposição tão sintética quanto rigorosa, Gilles Deleuze põe ao alcance dos leitores aquilo que constitui a filosofia crítica de Kant.
Deleuze situa-nos aqui no coração da revolução copernicana de Kant: a faculdade de conhecer como legisladora, a submissão necessária do objeto ao sujeito, o homem verdadeiro legislador da Natureza.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui