Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 10 de abril de 2011

História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – Alexandre Herculano



História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – Alexandre Herculano

Nesta obra, Herculano lança luz sobre muitos aspectos de nossa origem histórica que, com certeza, ajudam a iluminar o nosso presente e entendê-lo melhor. Ao contrário do que seus detratores ultramontanos disseram, não é uma obra anticlerical, nem antipapista. Aponta sim, mazelas que corroíam a Igreja, mas que corroíam também Portugal e Espanha.

Download do livro: Clique aqui!

Império do Café - A Grande Lavoura no Brasil - 1850-1890 - Ana Luzia Martins



Império do Café - A Grande Lavoura no Brasil - 1850-1890 - Ana Luzia Martins

Apesar das excelentes qualidades atribuídas à fruta exótica do Oriente, não foi fácil a aceitação do café nos centros civilizados europeus no século XVI. A começar pela sua origem. Procedente da Abissínia (Etiópia), ao norte da África, terra de muçulmanos, exatamente da região de Kaffa, de onde lhe vem o nome, o café era identificado como alimento procedente do lado herege do mundo, associado a um "estimulante pecaminoso", consumido por elementos pagãos que se opunham à religião católica. Neste livro, Ana Luiza Martins transcreve a introdução da cultura cafeeira no Brasil e suas conseqüências. a passagem do trabalho escravo para o trabalho livre, além da queda da monarquia. Expõe ainda a importânicia das ferrovias e o desenvolvimento das cidades e das regiões cafeeiras, como também apresenta documentos de fazendeiros, colonos e cronistas estrangeiros.

Download do livro: Clique aqui!