sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Crítica e Crise - Reinhart Koselleck



Crítica e Crise - Reinhart Koselleck

Em poucas páginas, o autor oferece uma leitura profunda, erudita, original e surpreendente da formação das bases ideológicas do mundo contemporâneo.
Crítica e crise discute, explicitamente, transformações realizadas no século XVIII, mas é ao nosso tempo que se refere, implicitamente, do início ao fim. "A atual crise mundial", diz Koselleck no início do livro, "resulta da história européia. A história européia expandiu-se em história mundial e cumpriu-se nela, ao fazer com que o mundo inteiro ingressasse em um estado de crise permanente."

A ascensão, agonia e queda dos Estados absolutistas e a dinâmica interna do Iluminismo servem de pano de fundo para que se compreenda o surgimento da filosofia da história, acontecimento decisivo da nossa época. Pois os tempos modernos começam quando a intelectualidade burguesa transforma a história em processo. "O alto tribunal da razão, entre cujos membros naturais a elite ascendente se inseria, envolveu em seu processo, em diferentes etapas, todas as esferas da vida. Mais cedo ou mais tarde, a teologia, a arte, a história, o direito, o Estado, a política e, finalmente, a própria razão são citados e chamados a prestar contas."


Download do livro: Clique aqui!

Introdução à Hermenêutica Filosófica - Jean Grondin



Introdução à Hermenêutica Filosófica - Jean Grondin

Hermenêutica, a arte de interpretar o sentido das palavras, das leis, dos textos e de outras formas de interação humana, vem adquirindo expressão e significado, sobretudo nos círculos literários, jurídicos, filosóficos e teológicos. Introdução à hermenêutica filosófica é uma visão do que representou e representa a hermenêutica na história do pensamento humano, dimensionando os temas relacionados com a hermenêutica filosófica num espectro mais universal e globalizador. A obra tem valor complementar pelo aporte bibliográfico de mais de mil e duzentos títulos.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui