quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Invenção do Cotidiano - Michel de Certeau



A Invenção do Cotidiano - Michel de Certeau

O livro examina as maneiras em que as pessoas individualizam a cultura de massa, alterando coisas desde objetos utilitários até planejamentos urbanos e rituais, leis e linguagem, de forma a apropriá-los. O livro foi publicado originalmente em Francês sob o título L'invention du quotidien. Vol. 1, Arts de faire' (1980).

Destaca que, apesar de as Ciências Sociais possuírem a capacidade de estudar as tradições, linguagem, símbolos, arte e artigos de troca que compõe uma cultura, lhe faltam formalismos para examinar as maneiras em que as pessoas se reapropriam destas coisas em situações cotidianas.

“..., a análise das imagens difundidas pela televisão (representações) e dos tempos passados diante do aparelho (comportamento) deve ser completada pelo estudo daquilo que o consumidor cultural “fabrica” durante essas horas e com essas imagens.”

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/3639006876/A_Invencao_do_cotidiano_-_Michel_de_Certeau.pdf.html

História dos Estados Unidos - René Rémond



História dos Estados Unidos - René Rémond

Este livro trata, dentre muitos itens, contar com se deu em termos de História Contemporânea e da América: História dos Estados Unidos. Aborda também a formação das treze colonias, sua Independência e a composição de sua Constituição. Como se deu a expansão para o oeste, acompanhado de sua formação política e dos regimes de escravidão. Somado a isto, perpassa pela marcante Guerra Civil e caracteriza como se deu todo seu processo de industrialização capitalista, que sofre e muito com a conhecida Crise de 1929 e ainda sobre o New Deal.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/9164661863/013-_HISTORIA_DOS_EUA__REMOND_.pdf.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui