quarta-feira, 30 de março de 2011

Semiótica - Charles Sanders Peirce



Semiótica - Charles Sanders Peirce

Charles Sanders Peirce licenciou-se em ciências e doutorou-se em Química em Harvard. Ensinou filosofia nesta universidade e na Universidade Johns Hopkins. Foi o fundador do Pragmatismo e da ciência dos signos, a semiótica. Antecipou muitas das problemáticas do Círculo de Viena. A Semiótica Peirciana pode ser considerada uma Filosofia Científica da Linguagem. A Fenomenologia é a ciência que permeia a semiótica de Peirce, e deve ser entendida nesse contexto. Para Peirce, a Fenomenologia é a descrição e análise das experiências do homem, em todos os momentos da vida. Nesse sentido, o fenômeno é tudo aquilo que é percebido pelo homem, seja real ou não.
O reconhecimento da extraordinária importância do pensador e da obra de Charles Sanders Peirce em quase todos os campos das ciências, e sobretudo nos da humanas, deu-se com certo atraso em nosso meio. Só por volta das décadas de 1960 e 1970 seu nomee seu trabalho ganharam maior circulação, exame e aplicação entre os estudiosos e críticos, por exemplo, da literatura, das artes, antropologia, sociologia, psicanálise, psicologia e arquitetura, nas universidades e nas revistas especializadas brasileiras. Mas, desde então, tornou-se um saber e um instrumento indispensáveis para a pesquisa e análises sistemáticas. Esta obra traz uma ampla coletânea de seus escritos, cuidadosamente selecionados e traduzidos.

Download do livro: Clique aqui!

Gênese e Estrutura ee O Capital de Karl Marx - Roman Rosdolsky



Gênese e Estrutura ee O Capital de Karl Marx - Roman Rosdolsky

Com erudição, precisão e elegância, Roman Rosdolsky reconstitui o percurso intelectual do Marx da maturidade, acompanhando passo a passo a construção de sua crítica da economia política através de uma cuidadosa leitura comparativa entre os Grundrisse, as Teorias sobre a mais-valia e O capital. Recupera e reinterpreta as idéias de um gigante do pensamento, demonstrando que sua obra, ao contrário das aparências, é cada vez mais atual.


Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui