quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os Deuses Têm Sede - Anatole France



Os Deuses Têm Sede - Anatole France

Na efervescência política pós-Revolução Francesa, o jovem pintor Évariste Gamelin tenta sair da pobreza, criando um baralho em que o Rei, o Valete e a Dama são substituídos pelas cartas “Liberdade”, “Igualdade” e “Fraternidade”. Sua oposição, inicialmente idealista, à aristocracia o leva a se tornar jurado nos tribunais do Terror, confiando a segurança e a pureza da nação à lâmina da guilhotina.

Na trajetória desse pintor, Anatole France (1844-1924), um dos maiores escritores franceses de todos os tempos e prêmio Nobel de Literatura, retrata a cidade de Paris cinco anos após a tomada da Bastilha. Com uma linguagem realista e baseado em documentos históricos, constrói uma narrativa que revela o cotidiano dos cidadãos de uma França republicana, em luta contra o Antigo Regime, dominante no restante da Europa. Revela também os abusos, o fanatismo, as disputas, os desvios e as contradições da Revolução.


Download do livro: Clique aqui!

Crítica Cultural - Teoria e Prática - Marcelo Coelho



Crítica Cultural - Teoria e Prática - Marcelo Coelho

'Crítica cultural - teoria e prática' se dirige não apenas a estudantes de comunicação, mas aos interessados em ciências humanas em geral - da sociologia à história, da estética à teoria literária. São abordadas questões como indústria cultural, modernismo e pós-modernismo, os erros da crítica, a decadência na cultura ocidental, a literatura de Joyce e a crítica marxista, o nacionalismo na literatura brasileira, entre outros. Temas básicos e leituras fundamentais para a discussão das artes e do entretenimento, sistematizados de forma didática e crítica por Marcelo Coelho.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui