segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Ideologia da Sociedade Industrial - Herbert Marcuse



A Ideologia da Sociedade Industrial - Herbert Marcuse

É um livro publicado por Herbert Marcuse em 1964 em que o autor denuncia aspectos totalitários tanto do comunismo soviético quanto do capitalismo ocidental. Este domínio total de ambas as sociedade passava pelo predomínio de uma razão técnica (operacional) que, alegando estar desmistificando a realidade, extinguia toda capacidade de mediação da razão em relação à realidade empírica. Assim, todo pensamento das sociedades industriais avançadas (caracterização que une, tanto o capitalismo como comunismo de sua época) seria pautada por uma imediaticidade que racionalizava o irracional. Não parecia absurdo à época, por exemplo, que o congresso estado-unidense criasse uma comissão para a liberdade que cuidaria de assuntos de guerra.

A afluência criada pela produção em massa das sociedades industriais terminaria por integrar aqueles que outrora haviam sido críticos ao sistema. A dominação e a exploração, então, também assumiam um caráter racional. O avanço científico e tecnológico nos moldes operacionais que Marcuse tanto critica através de sua compreensão dialética da realidade e do conhecimento, passariam a esconder a dominação cada vez mais totalitária destas sociedades.

Download do livro: Clique aqui!

História do Brasil Recente 1964 - 1992 - Sônia Regina de Mendonça e Virgínia Maria Fontes



História do Brasil Recente 1964 - 1992 - Sônia Regina de Mendonça e Virgínia Maria Fontes

Descrição fundamental para a compreensão da atualidade, o livro apresenta um estudo estimulante e complexo de um período que consolidou tendências econômicas emergentes e promoveu profundas mudanças no cenário político e social do país. As autoras fazem uma análise crítica dos antecedentes do golpe militar de 1964, de suas repercussões imediatas e do desdobramento das crises econômica, política e social que atingiram o Brasil, culminando com a abertura democrática que, mais tarde, enfrentou a escândalo presidencial protagonizado por Fernando Collor de Mello.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui