sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária - Marilena Chauí



Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária - Marilena Chauí

O Brasil não estava 'deitado eternamente em berço esplêndido' à espera de Cabral para ser 'descoberto'. Sem dúvida, uma terra ainda não vista nem visitada estava aqui. Mas Brasil é uma invenção histórica e uma construção cultural. O Brasil foi instituído como colônia de Portugal e inventado como 'terra abençoada por Deus', à qual, se dermos crédito a Pero Vaz de Caminha, 'Nosso Senhor não nos trouxe sem causa'. A construção e o desenvolvimento dessa idéia, segundo Marilena Chaui, constitui o mito fundador do Brasil. Uma representação ideológica que serve aos interesses dos que mandam e sempre mandaram em nosso país.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/133719162/98025332/livrosparatodosnetMarilenaChauiBrasilMitoFundadoreSociedadeAutoritaria_doc_.html

Os Deuses Subterrâneos - Cristovam Buarque



Os Deuses Subterrâneos - Cristovam Buarque

Levado na aventura clandestina que se desdobra entre dois mundos, um subterrâneo, morada dos homens/deuses, outro na superfície da terra, lugar dos andróides/homens, antevendo a cada passo um confronto cataclísmico, o leitor entra e sai de discussões de caráter filosófico sem nem sentir seu peso, de certa maneira, tão entranhadas elas estão no enredo ficcional. Mais que isso: a interrogação sobre a origem do homem, a questão da autonomia do ser ante a ação dos deuses, os fundamentos da ciência, a função da arte, são temas que emergem na narrativa na condição de pertencentes mesmo ao enredo, à ordem narrativa central, e não como componentes marginais da história narrada.

Do mesmo modo, temas candentes da contemporaneidade, como a questão ecológica, as relações entre o homem e a máquina, a divisão possível do poder político no mundo no momento da desmontagem da União Soviética e do Leste Europeu, os fundamentos econômicos da nova ordem que se vai instaurar, servem à urdidura da narrativa de forma harmoniosa com sua trama ficcional.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/133700183/31ee2810/livrosparatodosnetCristovamBuarqueOsDeusesSubterraneos_pdf_.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui