Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sábado, 12 de março de 2011

Walden II: uma Sociedade do Futuro - Burrhus Frederic Skinner



Walden II: uma Sociedade do Futuro - Burrhus Frederic Skinner

Nenhum modo de vida é inevitável. Se você não gosta do seu, mude-o. Construa um modo de vida no qual as pessoas vivam juntas sem brigar, num clima social de confiança ao invés de suspeita, de amor ao invés de ciúme, de cooperação ao invés de competição. Mantenha esse mundo com sanções éticas brandas, mas efetivas. Transmita a cultura eficazmente aos novos membros através de cuidados especializados às crianças e de uma tecnologia educacional poderosa. Reduza o trabalho compulsivo ao mínimo. Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente. Simplifique suas necessidades. Aprenda a ser feliz com menos posses. Platão, Tomas Moroe, Campanella, Aldous Huxley, George Orwell e muitíssimos outros imaginaram comunidades ou estados utópicos. Walden II tem a vantagem de ser uma sociedade realizável e boa, pois propõe o bem-estar de todos os integrantes, segundo as leis da "engenharia do comportamento".

Download do livro: Clique aqui!

A Revolta da Vacina - Nicolau Sevcenko



A Revolta da Vacina - Nicolau Sevcenko

A Revolta da Vacina reconstitui um dos episódios menos compreendidos porém mais significativos da Primeira República. Em 1904, uma onda violenta de insatisfação popular paralisa o Rio de Janeiro durante a campanha de vacinação contra varíola. Nicolau Sevcenko, renomado estudioso do período, amplia a significação dos acontecimentos e revela tensões históricas profundas. De um lado, o bloco dos donos do poder, da especulação imobiliária e de uma ciência pouco sensível ao impacto desumano de sua aplicação autoritária. De outro, grupos organizados de cidadãos e uma população anônima que vinha sendo sistematicamente despejada do centro da cidade pela reforma urbana do prefeito Pereira Passos.

Como é recorrente na história nacional, o saldo foi negativo para o campo popular. Mortos. Líderes revoltosos duramente punidos. A repressão aproveitou para desterrar grupos de excluídos para a Amazônia. Ao rememorar os destroços sociais da Revolta da Vacina, o autor ilumina episódios semelhantes da vida brasileira e faz uma denúncia de seu imenso custo social e humano.

Download do livro: Clique aqui!