sábado, 19 de março de 2011

A Ética da Reciprocidade: um diálogo com Martin Buber - Luis José Veríssimo



A Ética da Reciprocidade: um diálogo com Martin Buber - Luis José Veríssimo

Numa época em que predomina a vivência da angústia e da solidão o livro A Ética da reciprocidade: um diálogo com Martin Buber do professor Luis José Veríssimo analisa a modalidade da existência capaz de proporcionar uma relação fundamentalmente amorosa.
Martin Buber aposta numa filosofia do diálogo pautada na reciprocidade, numa mística, sair de si, ir ao encontro da identidade, os parceiros não se diluem na sua interação; no cuidado, colocar-se no lugar do outro, importar-se com ele; na interação, presença que afeta e é afetada. A filosofia dialógica tem como horizonte de compreensão da existência a alteridade e a comunicação. O ser humano se faz no entrelaçamento do tecido das relações, sejam elas abertas reciprocamente (Eu e Tu), sejam relacionamentos em que os participantes não se reconhecem plenamente como pessoa (Eu - Isso). A ontologia da relação, por sua vez aponta para uma ética, na medida em que a pessoa não se faz nem no eu, nem no outro, mas no entre que se mostra no compartilhamento.

Download do livro: Clique aqui!

O Iluminismo e os Reis Filósofos - Luiz R. Salinas Fortes



O Iluminismo e os Reis Filósofos - Luiz R. Salinas Fortes

No século XVIII em 1789, precisamente foi proclamada em Paris a primeira 'Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão' da história. Se isso foi possível, foi porque houve, antes, uma mutação cultural - o 'Iluminismo', também chamado 'Filosofia das Luzes' ou ainda filosofia da 'Ilustração'. O que significou este movimento de idéias prodigioso, que acreditava profundamente na Razão humana e nos seus poderes?

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui