quarta-feira, 11 de maio de 2011

Música e Filosofia: Estética Musical - Lia Tomás



Música e Filosofia: Estética Musical - Lia Tomás

Este título da coleção 'Conexões Musicais', de autoria da musicóloga e professora Lia Tomás, aborda os principais conceitos norteadores do pensamento musical, desde a Grécia antiga até o Século XVIII. Para aqueles que buscam a fundamentação crítica e a contextualização do fazer musical contemporâneo, este livro é um convite à reflexão sensível e necessária. Esta coleção, coordenada pela musicóloga Yara Caznok, visa apresentar ao leitor as várias conexões da música com outras expressões artísticas ou com disciplinas das ciências humanas ou exatas.

Download do livro: Clique aqui!

Estética da Música - Enrico Fubini



Estética da Música - Enrico Fubini

Esta obra reúne, de uma forma sintética, os principais problemas estéticos e históricos da música ocidental, abordando este tema por um prisma teórico e numa perspectiva multidisciplinar, com a intenção de definir a estética musical e identificar qual o seu âmbito e objetivos de estudo.
Para tanto, traça-se uma breve história da estética da música: do pensamento musical na Grécia antiga ao momento em que a estética musical assume o seu estatuto de disciplina autônoma, em meados do Século XIX, culminando nas experiências e reflexões do Século XX.

Download do livro: Clique aqui!

Obra Aberta - Umberto Eco



Obra Aberta - Umberto Eco

O pensamento de Umberto Eco expressa o movimento de desprovincialização da cultura que avassalou a segunda metade do século XX e o seu livro Obra Aberta - Forma e Indeterminação nas Poéticas Contemporâneas' constitui-se no nome emblemático deste processo. Seu enfoque revolucionário e atualizador dos problemas da estética, da teoria da informação e da linguagem tornou-se leitura obrigatória para todo aquele que se dedica à reflexão teórica e à realização prática no campo do cinema, teatro, literatura, crítica, publicidade, industrial design, artes plásticas, arquitetura, entre outros.

Download do livro: Clique aqui!

Roger Scruton - Espinosa



Roger Scruton - Espinosa

Roger Scruton frisa, nesta introdução sobre o pensamento de Espinosa, que as preocupações do filósofo eram simples e sublimes. Poucos pensadores mostraram um interesse tão franco, persistente e honesto em revelar os mais fundamentais aspectos da existência.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui