quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

História do Novo Mundo: Descoberta à Conquista - Carmen Bernand e Serge Gruzinski



História do Novo Mundo: Descoberta à Conquista - Carmen Bernand e Serge Gruzinski

A experiência do contato entre europeus e habitantes do chamado Novo Mundo é apresentada aqui, quinhentos anos depois, de uma perspectiva original. Serge Gruzinski e Carmen Bernand, professores da Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, convocam uma infinidade de documentos e retomam as crônicas referentes aos séculos XV e XVI, para analisar a ambigüidade que marcou o cotidiano da conquista, do México ao Peru. Frente à trama dos vínculos criados entre os conquistadores e as mulheres e os homens da terra, os autores recuperam para o leitor o prazer da narrativa, ao mesmo tempo que elaboram uma hipótese renovada de trabalho, segundo a qual as alianças e lutas internas compõem uma história marcada pela presença de mediadores culturais, responsáveis pela criação de uma nova sociedade.

Download do livro: Clique aqui!

Dez Lições Sobre Estudos Culturais - Maria Elisa Cevasco



Dez Lições Sobre Estudos Culturais - Maria Elisa Cevasco

A era das imagens e das mídias determina o aparecimento de novas formas de pensar e analisar a produção simbólica. Na Inglaterra dos anos 1950 aparece uma nova disciplina que procura responder a essas questões e ao mesmo tempo se engajar em um projeto de transformação social que leve à construção de uma cultura em comum.

Em Dez lições, Maria Elisa Cevasco narra a história do aparecimento da nova disciplina dos estudos culturais, suas aventuras e desventuras em um mundo cada vez mais dominado pela incapacidade de imaginar um modo de vida e, portanto, uma cultura diferente. Ao traçar o percurso que leva a disciplina das modestas salas de aula de cursos noturnos para adultos à estrela dos mais avançados departamentos das melhores universidades americanas, a autora avalia seu potencial de contribuição para a mudança social.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui