segunda-feira, 8 de março de 2010

Bolívia: Política Doméstica e Inserção Regional - Estudos e Cenários (ago. 2008) - Cesar Zucco Jr



Bolívia: Política Doméstica e Inserção Regional - Estudos e Cenários (ago. 2008) - Cesar Zucco Jr

Cesar Zucco Jr. (Pesquisador Associado IUPERJ)

Depois de se tornar conhecida pela extrema instabilidade política e pela inflação mais alta do mundo, na década de 1980, a Bolívia passou por um radical processo de estabilização que a retirou das manchetes brasileiras. O vizinho país voltou a despertar um crescente interesse no Brasil a partir do final da década de 1990, com as descobertas de grandes reservas de gás natural que hoje abastecem os centros consumidores do Sudeste e Sul brasileiros. Mais recentemente, no contexto da "guinada à esquerda" na região, os fatos políticos que antecederam e sucederam a histórica chegada de Evo Morales ao poder têm alimentado um crescente interesse no país.
Hoje, a Bolívia é um país dividido. Suas divisões internas são relevantes no cenário sul-americano não só por seu caráter simbólico | onde "esquerda'' e "direita'' travam o mais direto embate | como também porque se manifestam nas relações diretas do país com os seus vizinhos. Disputas políticas domésticas podem ter efeitos em questões externas que vão do fornecimento de gás aos acordos de integração, passando pelo tratamento dispensado a investidores externos. Como os principais eixos do conflito político doméstico | étnico, socioeconômico e ideológico | estão hoje articulados em termos regionais, para se entender a divisão política da Bolívia é preciso começar por sua geografia.

Download do estudo: Clique aqui!

Estados de Reacomodação Social: Política e Políticas de Combate à Pobreza na América do Sul - Estudos e Cenários (abr. 2008) - Marcelo Coutinho e Juli



Estados de Reacomodação Social: Política e Políticas de Combate à Pobreza na América do Sul - Estudos e Cenários (abr. 2008) - Marcelo Coutinho e Julia Sant’Anna

O presente trabalho pretende analisar de maneira comparativa o componente político das reformas sociais promovidas na América do Sul nos últimos 30 anos, considerando os contextos de democratização política e liberalização econômica. O surgimento dos programas de combate à pobreza é considerado a partir da observação das transformações relacionadas a políticas de previdência, saúde e educação no contexto de restrições fiscais e desenvolvimento da competição eleitoral. O fenômeno da individualização do risco estimula novas alterações da estrutura de promoção de serviços sociais pelo Estado, a partir do surgimento dos programas focalizados de transferência de renda. Os atores envolvidos nesse processo de reformas são distintos do primeiro estágio de desenvolvimento de um Estado de bem-estar social latino-americano. Na primeira metade do século 20, o início da construção do sistema de proteção social teve entre seus propulsores setores produtivos estratégicos fundamentais ao crescimento sob o modelo de industrialização por substituição de importações. Os grupos que se tornam alvo dos novos modelos de política, no entanto, têm novas feições.

Download do estudo: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui