terça-feira, 27 de abril de 2010

Teoria do Conhecimento - Johannes Hessen



Teoria do Conhecimento - Johannes Hessen

Esta exposição sobre a teoria do conhecimento originou-se nas aulas proferidas pelo autor na Universidade de Colônia. Isso explica o esforço, não tanto para a tudo oferecer soluções completas, mas para apresentar de modo claro e minucioso o sentido dos problemas e as diferentes possibilidades de solução, sem renunciar a um exame crítico e a uma tomada de posição. O autor tem a convicção de que "o sentido último do conhecimento filosófico não é tanto solucionar enigmas quanto descobrir maravilhas". Esta apresentação da teoria do conhecimento distingue-se da maior parte das outras sob três aspectos. Antes de mais nada, porque põe o método fenomenológico a serviço da teoria do conhecimento. Além disso, por conter uma discussão detalhada do problema da intuição, que a maior parte das exposições tangencia. Finalmente, por tratar não apenas da teoria geral do conhecimento, mas também da especial.

Download do livro: Clique aqui!

Contra o Método - Paul Feyerabend



Contra o Método - Paul Feyerabend

Obra mais famosa e polêmica de Paul Feyerabend, Contra o Método apresenta ao leitor aquela que foi a principal contribuição deste filósofo para o conhecimento científico: o anarquismo epistemológico.
Postulando não apenas o pluralismo metodológico mas, também, o fim das muitas divisões existentes entre diferentes campos do saber, o autor sugere a utilização de contra-regras para neutralizar a tendência dos pesquisadores a preservar tudo o que é antigo e familiar - vício acadêmico que Feyerabend chama de condição de coerência.
Pensador de extremos, Paul Feyerabend defende que, quando novas hipóteses são obrigadas a se ajustar a teorias já aceitas, cria-se o ambiente propício para a dogmatização. Crítico ao ferrenho do meio acadêmico ? ao qual atribui rituais dignos de uma seita - o autor sugere que não adianta sair em busca de fatos novos, pois somente virão à tona aqueles que demonstrem a coerência da teoria então vigente.
Na base do anarquismo epistemológico está a descoberta, por parte de Feyerabend, de uma ciência que não pode fornecer respostas eternas mas, o contrário, está em constante processo de crescimento.
Alguns críticos chegaram a sugerir que Contra o Método foi uma reação exagerada ante esta impossibilidade de perfeição por parte da ciência - o que acabaria por revelar um Paul Feyerabend com fortes tendências positivistas. Não podemos afirmar que esta seja uma crítica razoável. A considerar depoimentos do próprio Feyerabend, a imperfeição científica não só foi tema constante em suas aulas e preleções como, também, algo com o qual ele dialogaria em todo o conjunto de usa obra.
Para Paul Feyerabend, os paradigmas somente são ultrapassados - e a ciência, conseqüentemente, faz avanços - quando os métodos acadêmicos tradicionalmente aceitos são deixados de lado. A proposta, que causou surpresa no meio acadêmico em medos da década de 1970, está sintetizada já no próprio nome da obra.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui