quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Notas para uma Definição de Cultura - T. S. Eliot



Notas para uma Definição de Cultura - T. S. Eliot.

Notas para uma Definição de Cultura representa a produção ensaística mais significativa de T. S. Eliot. É um de seus textos mais discutidos e discutíveis. Procedendo a um exame crítico e filosófico da palavra cultura, o poeta e ensaísta anglo-americano, cuja figura se imprimiu profundamente na literatura inglesa e universal entre os anos 20 e 50, faz uma reavaliação das condições sociais, regionais e religiosas que atuam na formação dos meios ambientes específicos. Independentemente de como se queria avaliar a posição deste autor — e ela é questionável em muitos aspectos —, às vezes por um conservadorismo e reacionarismo estético-político inaceitáveis, deve-se reconhecer a fecundidade da análise e a agudeza de visão que comparecem nestas Notas para uma Definição de Cultura. É um livro que merece uma atenção séria do leitor e que deve ser largamente lido e discutido.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/136884491/dc4cfb72/TSEliot_-_Notas_para_uma_definio_de_cultura.html

Retrato do Brasil - Paulo Prado



Retrato do Brasil - Paulo Prado

Paulo Prado escreveu em 1928 seu famoso livro Retrato do Brasil, que tinha como subtítulo "Ensaio sobre a tristeza brasileira";. A tristeza, o romantismo, a luxúria e o vício da imitação eram apontados como os maiores problemas da nacionalidade.
O modernismo brasileiro muito deve à atuação francamente anticonformista de Paulo Prado. Esquecido por mais de vinte anos, "O Retrato do Brasil " sobressai ainda na atualidade pela alta qualidade literária do texto e pelo apelo veemente à modernização do país.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/136880469/da6df8d8/Paulo_Prado_-_Retrato_do_Brasil.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui