segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim e Weber

Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim e Weber

TANIA QUINTANEIRO, MARIA LIGIA DE OLIVEIRA BARBOSA, MARCIA GARDENIA MONTEIRO DE OLIVEIRA

Através da abordagem de tópicos fundamentais da obra de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, Um toque de clássicos busca facilitar aos leitores o acesso ao pensamento desses três grandes teóricos da Sociologia. Através do uso de citações e de sua análise sistemática, esse livro oferece uma coerente visão de conjunto, ampliando seu foco de abrangência a textos menos divulgados; Obra rara e esgotada.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/114924015/40a7c0ef/Um_toque_de_clssicos_-_Durkheim_Marx_Weber_-_Sociologia.html

A Sociologia de Durkheim

Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade orgânica).

http://www.4shared.com/file/114922950/7e1b9537/Durkheim_Emile_-_A_Sociologia_de_Durkheim.html

Novíssimo Dicionário de Economia

Dicionário de termos econômicos, além de biografias de pensadores e economistas de Paulo Sandroni.

Download do dicionário: http://www.4shared.com/file/114921048/74bfb825/novssimo_dicionrio_de_economia_-_paulo_sandroni.html

Traduzindo o Economês para entender a economia brasileira

Traduzindo o Economês para entender a economia brasileira

Livro que explica de maneira simples os termos econômicos presentes nos noticiários da atualidade. Leitura indispensável para entender o mundo atual.

Download do livro completo: http://www.4shared.com/file/114919686/b92bf4a3/Traduzindo_o_Economs_para_entender_a_economia_brasileira__livro_.html

50 Jeitos Brasileiros de Mudar o Mundo

50 Jeitos Brasileiros de Mudar o Mundo

A obra, organizada pelo UNV (Programa de Voluntários das Nações Unidas) e pelo PNUD, apresenta projetos brasileiros bem-sucedidos em áreas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Download do material completo: http://www.4shared.com/file/114918111/4b7eaba9/50jeitos.html

Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro

Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro

"Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros..."

"Os iberos se lançaram à aventura no além-mar... desembarcavam sempre desabusados, atentos aos mundos novos, querendo fruí-los, recriá-los, convertê-los e mesclar-se racialmente com eles... "

Download do livro: http://www.4shared.com/file/114917553/9e76b70b/Darcy_Ribeiro_O_Povo_Brasileiro.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui