domingo, 3 de outubro de 2010

Charlie Chaplin - Andre Bazin



Charlie Chaplin - Andre Bazin

Charles Spencer Chaplin Jr. nasceu em Londres, no dia 16 de Abril de 1889 e faleceu no dia 25 de Dezembro de 1977 aos 88 anos de idade. Conhecido como Charles Chaplin, foi ator, diretor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.
Ainda nos primórdios do cinema, criou um personagem inesquecível e que se tornaria um verdadeiro mito: Carlitos, o sedutor vagabundo que, com seus trejeitos de cavalheiro, ainda faz rir as platéias do mundo todo.
Nessa obra, André Bazin interpreta o diálogo que Chaplin e seus filmes mantinham com a sociedade: a mecanização (Tempos modernos), a permissividade burguesa (Monsieur Verdoux) e a grotesca ascensão do nazismo (O grande ditador).
Ao colocar um protagonista desajeitado diante das mais inusitadas situações, Chaplin dialogava ferozmente com sua época, numa denúncia sem moralismos da ordem burguesa.

Download do livro: Clique aqui!

Fenomenologia e Estruturalismo - Andrea Bonomi



Fenomenologia e Estruturalismo - Andrea Bonomi

Uma reavaliação e aprofundamento da fenomenologia por via do estruturalismo. A experiência fenomênica na Psicologia da Gestalt, o entendimento da linguagem como primeira doação de forma ao mundo sonoro, as implicações filosóficas na antropologia estrutural, a idéia de normalidade etc. são os temas deste livro, em que Husserl, Merleau-Ponty, Köhler, Lévi-Strauss e Piaget fecundam a aplicação do conceito de estrutura ao estudo das ciências do homem.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui