segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Era dos Impérios: 1875-1914 - Eric J. Hobsbawm



Era dos Impérios: 1875-1914 - Eric J. Hobsbawm

A palavra Imperialismo já foi utilizada de várias maneiras diferentes ao longo da história. O imperialismo pode ser considerado como um fenômeno histórico ocorrido no período entre 1875 e 1914. Nesse período, o mundo foi dividido entre as potências imperiais: Grã-Bretanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, EUA, Japão e Rússia. Mais de um quarto do mundo estava sob o controle direto, ou como área de influência de pouco mais de uma dúzia de países.
O fenômeno do Imperialismo possui diversas dimensões, entre elas a econômica, a política, a cultural, a ideológica e a psicológica. Hobsbawm, neste livro, realiza uma análise dos anos que definiram o mundo no século XX, quando um longo período de paz, expansão capitalista e dominação européia desembocaram, no entanto, em guerra e crise. Hobsbawm integra a cultura, a política e a vida social das décadas que antecederam a Primeira Guerra Mundial, construindo uma interpretação estimulante e inovadora.

Download do livro: Clique aqui!

Ecos da Marselhesa - Eric J. Hobsbawm



Ecos da Marselhesa - Eric J. Hobsbawm

Neste livro, o historiador inglês Eric J. Hobsbawm enfrenta as tentativas de revisão historiográfica da Revolução Francesa que tiveram grande repercussão por ocasião do recente bicentenário da tomada da Bastilha. Nesse sentido, Hobsbawm se propõe não só defender como explicar a interpretação de inspiração marxista que atualmente é alvo da crítica revisionista. Para tanto, ele situa a Revolução Francesa na história dos séculos XIX e XX, examinando o processo de sua recepção nestes duzentos anos e o significado de sua herança. As conexões teóricas e políticas da Revolução Francesa com a Revolução Russa também são exploradas: 1917 aparece como a realização dos ideais de 1789 e isso tem impacto na historiografia contemporânea. Ecos da Marselhesa conclui analisando como a crise do socialismo real e do paradigma comunista no fim do século XX acabou por atingir a tradição marxista de interpretação da Revolução Francesa.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui