terça-feira, 10 de novembro de 2009

O que é Cultura - José Luis do Santos



O que é Cultura - José Luis do Santos

A história do homem é marcada pela coexistência de múltiplas culturas. Essa variedade é muito importante, pois observando as práticas e tradições de outros povos somos levados a refletir sobre a coletividade à qual pertencemos. Afinal, será que são gratuitas as diferentes formas de organizar a vida social, de conceber e expressar a realidade? Este livro traz os seguintes temas - cultura e diversidade; o que se entende por cultura; a cultura em nossa sociedade; cultura e relações de poder.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/149496094/b709ff91/Jos_Luiz_dos_Santos_-_O_Que__Cultura.html

A Identidade Nacional - José Mattoso



A Identidade Nacional - José Mattoso

A análise do processo por meio do qual se verifica historicamente a identidade nacional mostra claramente que ele é inseparável da sua própria percepção coletiva. Ou melhor, entre o momento em que Afonso Henriques se apropria do poder sobre o condado portucalense até àquele em que a população de Lisboa e do Porto se manifesta contra a Inglaterra em nome dos interesses da Pátria, vai um longo caminho, através do qual se vai formando a consciência de pertença ao colectivo nacional. O processo tem um ponto de partida meramente político: a apropriação do poder por um chefe com uma autoridade própria sobre um conjunto de homens; tem um ponto de chegada que já não se pode classificar como meramente político, mas que se situa no domínio dos fenómenos de sociologia ou da psicologia social.

Download do (zipado): http://www.4shared.com/file/149489968/53f5ad1c/Jos_Mattoso_-_A_identidade_nacional__pdf__rev_.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui