terça-feira, 7 de setembro de 2010

As Idéias de Chomsky - John Lyons



As Idéias de Chomsky - John Lyons

As idéias de Chomsky continuam a influenciar significativamente a pesquisa que investigavam a aquisição de linguagem, aqui apresentadas por John Lyons. Chomsky também tem sido citado e convidade por muitos cantores que adotam suas idéias, como o cantor e ativista político Bono Vox, do grupo irlandês U2, disse que "Se o trabalho de um rebelde é derrubar o velho e preparar o novo, então este é Noam Chomsky, um rebelde sem pausas, o Elvis da Academia… Como o rock n'roll dos anos 1990 continua sendo atado nas mãos, é irônico que um homem de 65 anos de idade tenha o real espírito rebelde".

Download do livro: Clique aqui!

Reflexões Sobre a Linguagem - Noam Chomsky



Reflexões Sobre a Linguagem - Noam Chomsky

Noam Chomsky, nascido em 1928, é um nome de destaque da linguística há mais de meio século, por sua contribuição inovadora a esse saber cujas origens se deram no quinto século antes de Cristo. Professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, Chomsky tornou-se famoso em todo o mundo também pela maneira como se opôs e continua a opor-se à política de seu país, os Estados Unidos, em guerras externas e questões internas que desabonam a grande democracia.

Reflexões sobre a linguagem - Noam Chomsky

Este livro expõe o pensamento chomskiano num de seus momentos de aguda afirmação, em 1975, quando as bases da gramática gerativa estavam formuladas e encontravam críticos de peso a fazer-lhes objeção.

A controvérsia e o argumento rigoroso são especialidades de Chomsky esgrimidas nas Reflexões sobre a Linguagem. Desse modo ele discute pontos importantes da linguística, mostrando erros ou irrelevâncias dos críticos a respeito, por exemplo, das idéias que sustenta contrárias ao behaviorismo e favoráveis ao inatismo, sempre referidas quando o tema é gramática gerativa.

Ao esclarecer "problemas" e apontar "mistérios", Chomsky reapresenta o essencial de uma teoria que ilumina a linguística e vai além, alcançando a psicolinguística, a ciência da mente humana.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui