segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Escritos sobre o Brasil Colonial - Pero de Magalhães Gandavo



Escritos sobre o Brasil Colonial - Pero de Magalhães Gandavo

Historiador e cronista português do século XVI. É o autor da primeira história do Brasil. Nasce em Braga, em data ignorada. Trabalha como professor de Latim e escreve o primeiro manual ortográfico da língua portuguesa.

Trabalha na transcrição de documentos na Torre do Tombo, em Lisboa, e é nomeado provedor da Fazenda na Bahia, onde permanece de 1565 a 1570, provavelmente visitando outras regiões do Brasil. Depois de escrever dois textos sobre a colônia (Tratado da Província do Brasil e Tratado da Terra do Brasil). Publica em 1576, História da Província de Santa Cruz.

É provável que o historiador tenha conhecido Luís de Camões no Oriente. Morre em Portugal, em local incerto, depois de 1579.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=GNKBCSKS

Do Cidadão (De Cive) - Thomas Hobbes



Do Cidadão (De Cive) - Thomas Hobbes

A obra de Thomas Hobbes possui enorme influência no pensamento filosófico ociedental. Teórico da filosofia do direito, mas não restrito somente a ela, uma vez que legou alguns dos livros mais bem escritos, coerentes e úteis da história da humanidade. Como grande teórico do Estado inglês no Século 17, pode-se dizer sem sombra de dúvida que sua influência sobre futuros governos e nações ficou patente.

No livro Do Cidadão (De Cive), Hobbes analisa as relações entre o Estado e a Igreja, partindo do princípio que Igreja e Estado compõe um único corpo, no qual o Monarca seria o equivalente à cabeça. Para este filósofo, o Monarca deveria possuir poder absoluto, o qual emanaria do contrato social celebrado entre este e seus súditos, sendo portanto livre tanto para legislar quanto para interpretar as Sagradas Escrituras de acordo com tal legislação.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=IDVQL9ZL

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui