domingo, 8 de fevereiro de 2009

PIB - Uma câmara obscura

O artigo traz à luz uma breve análise sobre a importância que é atribuída pelo Poder Público em geral, ao PIB (Produto Interno Bruto) e mais, especificamente, ao PIB per capita, ou seja, o resultado obtido pela soma das riquezas produzidas pelo número de habitantes de um dado País, Estado ou Município. Tal fato, por vezes, causa certa dubiedade quando se intenta comemorar o aumento de tal indicador. Entretanto, no momento em que isto acontece, prima-se apenas pelo lado econômico dos munícipes, o que não significa dizer que em sua totalidade, toda a riqueza produzida, permaneceu em seu local de produção. Além disso, os (essenciais) aspectos sociais (saúde, educação, saneamento básico, etc.), por sua vez, não se fazem presente no momento em que a constatação de que houve, por exemplo, um significativo aumento do percentual deste indicador. Junto a isso, abordar-se-á também a relevância que deve ser dada para alguns indicadores de desenvolvimento como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), muito embora estes se façam, até o quanto se percebe, desconhecidos (ou ignorados) por muitos. Ao se valer de tais ferramentas de análise, bem como dos conceitos sobre os indicadores citados, é apresentado um comparativo entre os municípios de Montenegro e Triunfo(ambos do Estado do Rio Grande do Sul) para evidenciar se realmente o PIB per capita, por si só, traz realmente riqueza para a população, ou se, além da renda, visivelmente, pode-se conseguir considerar um determinado local como “desenvolvido” primando-se apenas pelo seu cunho econômico (o que, vale dizer, consiste numa visão ainda muito presente no cenário nacional). Por fim, estão algumas sugestões que visam por melhorar a maneira de como podem ser aproveitados os dados necessários para se verificar como se apresenta o desenvolvimento em dado município, respeitando sempre sua heterogeneidade, até porque, nivelar todos a um mesmo patamar, significa subestimar a potencialidade que cada um possui.

Download do texto completo: http://www.4shared.com/file/85125221/10d040ea/PIB_uma_cmera_obscura_Marcos.html?dirPwdVerified=2aa3f7

(Re) Pensar o desenvolvimento de Itaara (RS)

(Re) Pensar o desenvolvimento de Itaara (RS)

Nos seus dez anos de emancipação política, Itaara está gradativamente criando as bases para sua formação territorial, econômica, cultural, etc. Ou seja, estruturando o seu desenvolvimento.
No decorrer desse período o município já experimentou algumas formas de desenvolvimento baseadas nas atividades da sociedade civil organizada e nas formas de governo. Assim, maneiras de pensar e realizar o desenvolvimento já foram efetuadas, todas com suas importantes contribuições.
Mas em virtude da prematura existência do município, nem todas as áreas de conhecimento foram exploradas e analisadas com mais afinco. Ao mesmo tempo, não foram estudadas como um processo em interação, ou seja, disciplinas do saber que se relacionam numa complementaridade de análise. Diante de tais afirmações torna-se oportuno a discussão que amplie os conhecimentos já existentes e valorize novas formas de perceber Itaara, numa atitude de pensar e repensar o município.
Assim, a realização deste caderno de estudos representa uma interação disciplinar para o debate em torno da história/cultura, geografia, turismo e economia no município. Numa concepção prática, o debate inicial surgiu com a pequena apresentação do seminário (Re) Pensar o Desenvolvimento de Itaara, realizado no dia 08 de outubro de 2007, na Escola de Ensino Médio de Itaara, pela iniciativa de alguns acadêmicos de graduação e pós-graduação com o objetivo de divulgar as produções científicas que tratam do município. As observações realizadas durante as apresentações sugeriram a organização do conteúdo em forma impressa, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido pelo grupo de acadêmicos.
Eis que assim surge a publicação desta coletânea de artigos cujo único objetivo é divulgar os estudos realizados sobre Itaara que, de uma forma ou outra, possam contribuir para uma sociedade mais justa e igual. Vale lembrar, sempre, que tais estudos não possuem a pretensão de representarem uma verdade absoluta da realidade, mas sim, são formas e interpretações para melhor compreendê-la. Que este trabalho seja o primeiro volume deste “Caderno de Estudos”.
Sumariamente pode-se dizer que o primeiro artigo salienta a formação territorial de Itaara a partir da inserção num contexto macro da história do Rio Grande do Sul, que é ulterior ao processo de colonização. Busca através dessa interpretação histórica demonstrar a cultura e o desenvolvimento do território.
O segundo trabalho é o resultado de dados geoprocessados que apresentam as áreas de declividade do solo no município, fazendo um elo entre relevo, meio ambiente, forma de ocupação e desenvolvimento.
Já o terceiro estudo introduz noções econômicas que buscam compreender o desenvolvimento como um processo e uma cadeia de relações, na qual não pode ser renegada a história e a geografia do território. Além de demonstrar o desenvolvimento como diálogo.
Por fim, o último estudo é uma perspectiva de desenvolvimento para Itaara que encontra no turismo sua base. Através da identificação de “gargalos” e potencialidades, apresenta um plano inicial de atuação do turismo como fonte de desenvolvimento sustentável.
Destarte, é preciso realizar a leitura de cada estudo como complementares. Mesmo não sendo realizados conjuntamente tais estudos tem um diálogo que visa debater o desenvolvimento do nosso município. Além disso, esse debate tem a pretensão de ser inicial, afinal, assim como o desenvolvimento, o conhecimento é um processo dinâmico.
Ademais, se não fosse pela excelente receptividade conferida pelos vereadores da legislação (2005 – 2008) esse projeto não teria sido realizado. O senso de compromisso e a vontade de disponibilizar uma vida melhor a todos munícipes de Itaara fizeram dos vereadores o baluarte deste Caderno. Tal atitude deve ser destacada e utilizada como um verdadeiro exemplo de governantes que pensam, mas principalmente, agem pela sua comunidade. A eles, nosso muito obrigado.

Tiago Costa Martins
Organizador


Download do texto completo: http://www.4shared.com/file/85123081/ccd023d2/Itaara.html?dirPwdVerified=2aa3f7

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui