domingo, 27 de dezembro de 2009

As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo - Georges Duby



As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo - Georges Duby

Georges Duby (7 de Outubro de 1919 - 3 de Dezembro de 1996) foi um historiador francês, especialista na Idade Média. Deu início à sua carreira universitária em Lyon, no ano de 1949, tendo sido posteriormente membro da Academia Francesa e professor do Collège de France entre os anos de 1970 e 1992. Foi um especialista em história medieval e lançou mais de 70 livros.

Neste livro, Duby aponta que no século XVII, a ordem social ou ordem política na França era definida por três palavras - Clero, Nobreza e o Terceiro Estado. Três 'estados', três categorias estabelecidas, estáveis, três divisões hierarquizadas.
Compara textos significativos para a época, como o Tratado das Ordens de Loyseau e textos anteriores a este, como os de Gerardo de Cambrai e de Adalberão de Laon, procurando mostrar como essa imagem social sob a forma de trifuncionalidade foi construída na França e qual ideologia ela carregava.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=3SA2T623

As Barbas Do Imperador: Dom Pedro II - Um Monarca Nos Trópicos - Lilia Moritz Schwarcz



As Barbas Do Imperador: Dom Pedro II - Um Monarca Nos Trópicos - Lilia Moritz Schwarcz

Misto de ensaio interpretativo e biografia do imperador Dom Pedro II, este livro apresenta a monarquia brasileira a partir de um ângulo absolutamente original. Valendo-se de documentos inéditos e promovendo um diálogo fértil entre sua linha de argumentação e a inusitada iconografia, Lilia Moritz Schwarcz materializa o mito monárquico e contra esse pano de fundo, faz surgir o retrato de Dom Pedro II, mostrando de que maneira a monarquia se tornou um mito - numa linguagem que equilibra o rigor da pesquisa com uma escrita sensível.

Download do livro: http://www.easy-share.com/1905754231/SCHWARCZ,%20Lilia%20Moritz.%20As%20barbas%20do%20Imperador.%20D.%20Pedro%20II,%20um%20monarca%20nos%20tr%C3%B3picos.rar

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui