Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quinta-feira, 31 de março de 2011

Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica - Franz Victor Rudio



Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica - Franz Victor Rudio

Neste livro, o autor descreve, de modo abrangente, o que é pesquisa, quais as bases lógicas sobre as quais ela se assenta, e os significados e modalidades de observação.

Download do livro: Clique aqui!

Galileu e Platão - Alexandre Koyré



Galileu e Platão - Alexandre Koyré

Alexandre Koyré nasceu em 1892 na Russia, mas cresceu na França. Estudou em Göttingen, na Alemanha, com David Hilbert e Edmund Husserl. Teve a sua tese rejeitada por Husserl, o que o fez retornar a França.

Koyré era um platônico e, como tal, se interessou em estudar a história das ideias científicas. E foi como platônico que ele interpretou Galileu. Seus Estudos Galileanos mostram um Galileu que da enfase na experiência mental, um Galileu que já sabe o resultado da experiência antes mesmo de a realizar. Com efeito, Koyré se apegou tanto a esta metodologia que em certo ponto chegou a dizer que “a boa física é feita a priori, teoria precede o fato, a experiência é inútil por que antes de qualquer experiência já estamos de posse do conhecimento que estamos buscando”.

Download do livro: Clique aqui!