quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Indivíduo, a Sociedade e o Estado e outros ensaios - Emma Goldman



O Indivíduo, a Sociedade e o Estado e outros ensaios - Emma Goldman

O indivíduo é a verdadeira realidade da vida, um universo em si. Ele não existe em função do Estado, ou dessa abstração denominada "sociedade" ou "nação" , que não é senão um ajuntamento de indivíduos. O homem sempre foi e é - necessariamente - a única fonte, o único motor de evoluções e progresso. A civilização é o resultado de um combate contínuo do indivíduos contra o Estado, e até mesmo contra a "sociedade", quer dizer, contra a maioria hipnotizada pelo Estado e submetida a seu culto. As maiores batalhas já travadas pelo homem foram contra obstáculos e prejuízos artificiais que ele próprio se impôs e que paralisam seu desenvolvimento.

Sobre a autora:

Emma Goldman (Kaunas, 29 de junho de 1869 — Toronto, 14 de maio de 1939) foi uma anarquista conhecida por seu ativismo, seus escritos e seus discursos políticos que reuniam milhares de pessoas nos Estados Unidos. Teve um papel fundamental no desenvolvimento do anarquismo na América do Norte na primeira metade do Século XX.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/169717372/8ed29004/O_Indivduo_a_Sociedade_e_o_Est.html

O Germinal - Émile Zola



O Germinal - Émile Zola

A narrativa se passa no norte da França, no século XIX, enquanto uma greve de mineiros, provocada pela redução de salários, explode. Descreve também as organizações políticas sindicais francesa desse período e a divisão já existente entre marxistas e anarquistas.

O autor passou dois meses trabalhando como mineiro, sentindo na carne o trabalho insano, de baixo salário, a moradia promíscua, a fome, a rotina sacrificada e acompanhando de perto a greve dos operários para compor o romance.
Escrito em 1881, mostra a vida da família Maheu e do forasteiro Etienne - trabalhadores de carvão - na década de 1860.

A greve organizada é considerada um exagero, já que as greves francesas do período retratado eram raramente voltadas para a violência total, por causa disso, Zola é acusado de estereotipar os operários conforme a visão da elite.
O tema da luta entre opressores e oprimidos aparece inclusive nas tramas menores, como no "casamento", ou nas crianças salteadoras. Outro destaque no livro é que um dos personagens é russo, e acha que apenas pelo sangue e pela destruição surgirá uma nova sociedade.

Sobre o autor

Émile Zola é considerado o criador da escola literária naturalista. Iniciou no ramo jornalístico escrevendo colunas para os jornais Cartier de Villemessant´s e Controversial, não poupava críticas a Napoleão. Achava que a perfeição seria alcançada somente quando a "última pedra da última igreja caísse sobre o último padre".

Um dos seus primeiros trabalhos publicados foi a autobiografia “La Confession de Claude” (1865), criticada negativamente pelos "especialistas".
Demonstrou também engajamento político, principalmente na carta aberta "J´cccuse" (Acuso), destinada ao então presidente da França Feliz Faure, que o acusava de anti-semitismo e que motivou seu assassinato em 1902.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/169714385/859bb686/O_Germinal__mile_Zola_-_BPI.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui