segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tristes Trópicos - Claude Lévy-Strauss (1909-2009)



Tristes Trópicos - Claude Lévy-Strauss (1909-2009)

O influente antropólogo, etnólogo e filósofo Claude Lévi-Strauss faleceu na noite de sábado (31) para domingo (01). Tinha quase 100 anos de idade, que seriam completados no dia 28 de Novembro deste ano. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (03) pela Academia Francesa. Nascido em Bruxelas a 28 de Novembro de 1908, o francês Lévi-Strauss foi um dos nomes maiores da antropologia, tendo exercido uma influência decisiva na evolução desta área científica ao longo do século XX. No entanto, a sua obra acabou por influenciar todas as ciências sociais, nomeadamente através do seu contributo para o advento do estruturalismo – corrente de pensamento que procura identificar nos factos de natureza simbólica as formas invariáveis que existem em diferentes conteúdos. Lévi-Strauss é ainda considerado como o percursor no nascimento do movimento ecologista.

Sobre o Livro Tristes Trópicos

Segundo muitos críticos, trata-se mais do que um livro de viagem, é um livro sobre a viagem. Além de trazer detalhes pitorescos das sociedades indígenas do Brasil central, o livro discute as relações entre o Velho e o Novo Mundo, e o significado da civilização e do progresso. Tristes trópicos: neste título já se condensa toda a beleza de uma obra magistral. Inclassificável em sua grandeza humana. Narrativa de viagem ou ensaio de ciência? Em sua prosa poética, melancólica, irônica, Claude Lévi-Strauss desloca parâmetros consagrados, questionando ao mesmo tempo viajantes e cientistas. Sua imaginação criadora nunca abre mão da reflexão lógica mais rigorosa. O Brasil que aqui se revela está muito além da provinciana cidade de São Paulo. Pois o mundo perdido dos cadiueu, dos bororo, dos nambiquara e dos tupi-cavaíba tem seus próprios estilos e linguagens. Somos ainda humanos o bastante para compreendê-los? É essa pergunta que faz de Tristes trópicos não só um clássico da etnologia e dos "estudos brasileiros", mas uma obra universal, sem fronteiras, sobre a crise do processo civilizatório na modernidade.

Download do Livro: http://www.4shared.com/file/148963906/287361f2/Levi_-Strauss_Claude_-_Tristes_Tropicos.html

Coleção Conjuntura Urbana – Volume 11 – Como Andam Belém e Goiânia






Coleção Conjuntura Urbana – Volume 11 – Como Andam Belém e Goiânia

A Região Metropolitana de Belém (RMB) foi instituída pelo Governo Federal em 1973, composta pelos municípios de Belém e de Ananindeua (BRASIL, 1973). Essa região foi ampliada em 1995 pelo Governo do Estado do Pará, com a inclusão de Marituba e de Benevides (PARÁ, 1995), envolvendo a área de 1.827,7 km2. Em 1996, com a criação do município de Santa Bárbara do Pará, a partir de desmembramento de Benevides, a RMB assume sua atual composição em cinco municípios. A seqüência de redefinições de limites municipais que compõem a RMB é por si um indício do processo político e econômico que envolve a formação de novas municipalidades no Brasil e na Região Norte. Com a instalação de novas municipalidades o Estado passa a estar mais presente na região, mesmo que signifique a oportunidade para lideranças políticas destituídas de responsabilidade emergirem ao cenário político local.
A rigor, o espaço metropolitano de Goiânia, como objeto de estudos e de pesquisas, deveria ser pensado para além do que é conceituado institucionalmente. Entendemos que é importante refletir sobre esse espaço enquanto um território que se integra do ponto de vista econômico, social, político e cultural. Mais ainda, se do ponto de vista da política doméstica de cada município e das relações que estabelecem entre si, até agora, entendeu-se que Anápolis não deve fazer parte do espaço metropolitano instituído legalmente. Entretanto, do ponto de vista acadêmico é desejável que esse município, pelo menos para estudos e pesquisas em âmbito local e regional, seja inserido, pois a intensidade dos fluxos entre ele e a cidade pólo é crescente.

Download do Estudo 11: http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/Vol11_como_andam_belem_goiania.pdf

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui