Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nietzsche - Das Forças Cósmicas Aos Valores Humanos - Scarlet Marton


Nietzsche - Das Forças Cósmicas Aos Valores Humanos - Scarlet Marton

No Brasil, houve três grandes momentos de popularização das idéias de Nietzsche. A primeira ocorreu logo no início do século 20, quando suas idéias deixaram marcas na produção literária anarquista; a segunda deu-se antes da Segunda Grande Guerra, quando seu pensamento foi apropriado pelos integralistas; a terceira ocorreu a partir da década de 80 através da leitura de pensamentos franceses, em particular de Deleuze e Foucault. Ele sempre despertou interesse e curiosidade. Ao lidar com os seus escritos, o leitor evita defrontar-se com textos herméticos e impermeáveis. Mas corre o risco de deparar-se com escritos aparentemente acessíveis. Por isso, é comum que se façam recortes arbitrários em sua obra, tentando satisfazer interesses imediatos. Afinal, de Nietzsche sempre se diz o que se quis.

Download do livro: Clique aqui!

A Visão Dionisíaca do Mundo - E outros textos da juventude - Friedrich Wilhelm Nietzsche


A Visão Dionisíaca do Mundo - E outros textos da juventude - Friedrich Wilhelm Nietzsche

Nos três textos traduzidos neste livro podemos acompanhar progressivamente o nascimento do primeiro pensamento filosófico de Nietzsche, que iria ser exposto e acabado em 'O nascimento da tragédia'. Na primeira conferência, proferida aos 25 anos de idade, vemos o filósofo ainda muito preso às concepções de Wagner sobre a arte. Em 'Sócrates e a tragédia', proferida dias depois, entramos já num terreno em que a originalidade de Nietzsche começa a se afirmar. Mas é em 'A visão dionisíaca do mundo' que aflora o pensamento mais característico de Nietzsche, quando pela primeira vez vemos expostas as suas concepções do dionisismo, do apolinismo e de toda uma visão artística do mundo que deveria substituir as tentativas, fadadas ao fracasso, da erudição de tocar o cerne originário de onde emanou toda força de vida da humanidade grega antiga.

Download do livro: Clique aqui!