segunda-feira, 28 de junho de 2010

As Raízes Medievais da Europa - Jacques Le Goff



As Raízes Medievais da Europa - Jacques Le Goff

Ao relatar o passado da Europa na Idade Média o livro faz um correlação com a atual conjuntura daquele continente. O autor insiste no caráter interdependente de vários aspectos da vida social da época medieval, sobretudo religião e política.
Quer ilustrar a idéia de que a Idade Média é a época do aparecimento e da gênese européia como realidade e representação, e que ela constitui o momento decisivo do nascimento, da infância e da juventude da Europa, sem que naqueles séculos houvesse a idéia ou a vontade de se construir uma Europa Unificada.

Download do livro: Clique aqui!

O Livro das Religiões - Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker



O Livro das Religiões - Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker

Neste livro, os autores investigam todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças, define e contextualiza religiões, apresenta deuses desconhecidos e oferece ao leitor a possibilidade de conhecer um mundo em que não faltam demonstrações de sabedoria, fé e, claro, muitos conflitos.

Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana. Dos diversos conflitos que marcam as disputas religiosas no mundo à reafirmação da pluralidade de crenças, neste livro o escritor norueguês propicia um contato intelectual esclarecido e generoso em relação a um dos pilares da vida da humanidade. E isso mesmo quando mostra o ponto de vista de pessoas que não têm religião - como os ateus, os agnósticos, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas e os humanistas radicais.

Com simplicidade e erudição, O Livro das Religiões descreve as características e a base de cada fé, e mostra também um abrangente quadro de referência das interrogações e angústias espirituais não-religiosas.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui