segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Guerras Camponesas do Século XX - Eric Wolf



Guerras Camponesas do Século XX - Eric Wolf

Após o término da II Guerra Mundial, mal arrefecidas as cinzas da destruição, os Estados Unidos envolveram-se no Vietnã — através de uma série de comissões e omissões — no que bem pode tornar-se uma das guerras econômica e moralmente mais dispendiosas da história. Ajudando militarmente os franceses em pé de guerra, mandando depois missões militares e, finalmente, a partir de 1962, através da progressiva expansão do envolvimento de suas próprias tropas, os Estados Unidos buscaram uma vitória militar e política numa guerra pelo controle dos corações e mentes de um povo camponês. No decorrer desses anos, os "bastardinhos de pijamas pretos esfarrapados", (como se referiam os oficiais americanos a seus novos inimigos) não só obrigaram a máquina militar mais poderosa da história a deter-se, mas fizeram com que muitos norte-americanos, silenciosamente ou em voz alta, indagassem porque os "nossos" vietnamitas não lutam como os "deles" e qual seria a razão de novos recrutas preencherem sempre as fileiras de um exército que, segundo nossos despachos e comunicados jornalísticos, já havia sido destruído muitas vezes. Especialmente isolados em relação a outros continentes e suas tribulações, em virtude de sua posição geográfica e extraordinária prosperidade, os Estados Unidos encontramse, no século vinte, mal preparados para compreender as convulsões que atualmente abalam as nações pobres do mundo. Mas a ignorância caminha lado a lado com o desastre.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/188028908/9dea29b3/Eric_Wolf_-_Guerras_Camponesas.html

O Sacerdote e o Feiticeiro - Vols. 3 e 4 - A Ditadura Derrotada/A Ditadura Encurralada - Elio Gaspari



O Sacerdote e o Feiticeiro - Vol. 3 - A Ditadura Derrotada - Elio Gaspari

Em 'A ditadura derrotada', Elio Gaspari narra o desmonte gradual da ditadura militar empreendido por Ernesto Geisel, o Sacerdote, e Golbery do Couto e Silva, o Feiticeiro, e a grande derrota eleitoral do governo ditatorial, em 1974. A partir de exaustiva pesquisa documental, Gaspari conta como os dois generais aos poucos desmontaram a ditadura que haviam ajudado a construir. O relato que inaugura a série 'O Sacerdote e o Feiticeiro' vai de junho de 1971, quando um bilhete anunciava que o novo presidente seria "o Alemão", à avassaladora vitória da oposição nas eleições parlamentares de 1974. Geisel, o Sacerdote, e Golbery, o Feitceiro, atuaram juntos no comando do regime militar brasileiro e o conduziram à derrocada. Este primeiro volume de 'O Sacerdote e o Feiticeiro' dá seqüência a 'A ditadura envergonhada' e 'A ditadura escancarada', os dois livros da série 'As Ilusões Armadas'. A pesquisa que resultou nas duas séries começou em 1984, quando o jornalista Elio Gaspari ganhou uma bolsade três meses do Wilson Center for International Scholars. Sua intenção era escrever um ensaio cujo título já estava definido: "Geisel e Golbery, o Sacerdote e o Feiticeiro". Dezoito anos depois, o que era um ensaio se transformou nas séries 'As Ilusões Armadas' e 'O Sacerdote e o Feiticeiro'.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/188012389/7be8c4f/Elio_Gaspari_-_O_Sacerdote_e_o.html



O Sacerdote e o Feiticeiro - Vol. 4 - A Ditadura Encurralada - Elio Gaspari

"A ditadura encurralada", quarto livro de Elio Gaspari, narra o processo de isolamento político que o presidente Ernesto Geisel e seu chefe do Gabinete Civil, Golbery do Couto e Silva, impuseram à linha dura do regime militar. Nos mil dias que transcorreram entre o final da censura ao jornal O Estado de S. Paulo, pouco depois da derrota eleitoral de 1974 (episódio narrado no terceiro volume da série), e a demissão do general Sylvio Frota, em 77, Geisel e Golbery se viram emparedados entre os representantes mais radicais da máquina repressiva e os movimentos sociais, que ganhavam novo fôlego. A morte do jornalista Vladimir Herzog e as manifestações estudantis de 77 haviam levado os militares a um impasse que Geisel resolveu à sua maneira - reforçando o poder em suas mãos e enfraquecendo a musculatura do regime. Para escrever 'A ditadura encurralada', Elio Gaspari valeu-se de um precioso arquivo de papéis e gravações confidenciais reunidos por Golbery e pelo secretário particular de Geisel, Heitor Ferreira. O Sacerdote (Geisel) e o Feiticeiro (Golbery) são perfilados num texto de impressionante densidade narrativa, que completa o relato iniciado em 'A ditadura derrotada' e conta, em detalhes inéditos, questões de Estado como o apoio brasileiro a um dos grupos de guerrilheiros em Angola, ou as complicadas relações dos militares com o governo americano.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/188021577/3606140b/Elio_Gaspari_-_O_Sacerdote_e_o.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui