quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cognição, Ciência e Vida Cotidiana - Humberto Maturana



Cognição, Ciência e Vida Cotidiana - Humberto Maturana

Neste convite para entendermos como nossos processos cognitivos surgem de nossa operação enquanto seres vivos, Humberto Maturana reflete sobre os seres vivos, sua história evolutiva, a origem do humano, a linguagem, as emoções. Ao fazê-lo, contrói uma epistemologia de base biológica, naturalizada, que lhe permite tratar da ciência, da filosofia, da tecnologia e da vida cotidiana de maneira inusitada, que nos propicia uma reflexão aguda sobre as relações humanas.

Download do livro: Clique aqui!

Elogia da Loucura - Erasmo de Rotterdam



Elogia da Loucura - Erasmo de Rotterdam

Uma das mais célebres obras filosóficas do Renascimento, "O Elogio da Loucura" foi escrito originalmente em latim ("Encomium Moriae") e publicada em Paris, no ano de 1511, pelo escritor, filósofo e teólogo Desidério Erasmo (1469-1536), dito Erasmo de Roterdã, porto holandês onde nasceu.
Desde seu título, ela é uma homenagem a Thomas More, autor da "Utopia" e grande amigo de Erasmo. Observe a semelhança entre o nome More e Moria (loucura). "O Elogio da Loucura" fez grande sucesso à época de seu lançamento e continua atual.
A perspectiva humanista considera o homem em sua totalidade, como ser formado de alma e corpo, destinado a viver no mundo e a dominá-lo. Nesse sentido, o humanismo faz mudar o foco dos estudos acadêmicos conforme eram orientados na Idade Média, deixando de lado a metafísica e afirmando a importância do conhecimento das leis, da natureza, da medicina e da ética. Isso constitui a base da ciência moderna.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui