quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Orson Welles - Andre Bazin



Orson Welles - Andre Bazin

No texto, Bazin mostra toda a originalidade de seu pensamento como crítico e também faz uma brilhante defesa do cineasta, então acusado de escarnecer de Hollywood, esbanjar orçamentos milionários sem resultados e realizar filmes incompreensíveis. Tornou-se célebre, com a publicação do ensaio, a interpretação de Bazin sobre o sentido da profundidade de campo em Cidadão Kane.
Mais tarde, em 1958, ano de sua morte, Bazin preparou uma segunda edição ampliada de Orson Welles, incluindo novos filmes e comentários sobre a trajetória artística do diretor, um dos maiores gênios da cinematografia mundial. No livro, todos os estudiosos e fãs do cinema encontrarão parâmetros fundamentais para julgar e apreciar os filmes do passado e do presente.
Nas décadas de 1940-50, a crítica de cinema limitava-se a comentar enredos e personagens, atribuindo aos filmes qualidades como "excitante", "de pavor" e "divertido". Bazin rompeu com estes juízos de valor rasteiros e inaugurou um novo modo de fazer crítica, que ia muito além da enumeração de adjetivos: analisava o filme profundamente e o interpretava a partir do cruzamento com as artes plásticas, a música, a história e a filosofia.
Escrevendo em revistas especializadas ou em periódicos de grande circulação, Bazin revelava aspectos até então ignorados pelo público e pela própria indústria cinematográfica: o papel do cenário nos filmes de Marcel Carné; o movimento da câmera, nos de Jean Renoir; o significado dos pontapés distribuídos por Carlitos, nos de Charlie Chaplin.


Download do livro: Clique aqui!

Império - Michael Hardt e Antonio Negri



Império - Michael Hardt e Antonio Negri

O Imperialismo pode estar mais próximo da globalização do que se supõe. Embora o Imperialismo como o conhecemos não exista mais, a idéia de império continua viva. E é - como analisam Michael Hardt e Antonio Negri em IMPÉRIO - a nova ordem política da globalização. Esse livro mostra como o império emergente não é tão diferente da dominação imperialista européia e da expansão capitalista ocorridas respectivamente no início do século XIX e século XX.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui