quarta-feira, 21 de julho de 2010

Modernizaçao Reflexiva - Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash



Modernizaçao Reflexiva - Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash

Este livro apresenta o debate entre três autores europeus contemporâneos - Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash - e se configura como uma contribuição à discussão das concepções e diagnósticos sobre a modernidade, investida do caráter de modernidade reflexiva, sobre suas transformações, seu processo de crise e sobre as consequências que daí podem ser tiradas em termos de configurações atuais.

Download do livro: Clique aqui!

Os Alemães - A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX - Norbert Elias



Os Alemães - A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX - Norbert Elias

Ao analisar o desenvolvimento social da Alemanha desde o século XVII até os dias de hoje, Elias investiga a personalidade, a estrutura social e o comportamento do povo alemão, lançando nova luz sobre a subida dos nazistas ao poder e sobre o Holocausto. O livro é enriquecido por comparações entre a Alemanha e os países onde o autor passou exilado grande parte de sua vida: França, Grã-Bretanha e Holanda.
O autor estuda inicialmente episódios da história alemã como a devastação causada no século XVII pela Guerra dos Trinta Anos e a tardia unificação da Alemanha. Em seguida, Elias passa a analisar o enfraquecimento do controle do Estado na Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial e o surgimento das brigadas militares de voluntários dos Freikorps, desestabilizando a incipiente República de Weimar e contribuindo para a formação de um movimento terrorista que lutava pelo restabelecimento do autoritarismo.
Elias sustenta que esses eventos, internacionalmente estigmatizantes, ocorreram como resultado de decisões tomadas num contexto de crise nacional por grupos dirigentes que desfrutavam de enorme apoio popular, especialmente entre as classes médias. Verdadeira "biografia" de uma sociedade, Os alemães reafirma todo o brilhantismo e originalidade dos outros trabalhos de Norbert Elias.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui