quarta-feira, 2 de março de 2011

Eu e Tu - Martin Buber



Eu e Tu - Martin Buber

Buber descreve a vivencia relacional do ser humano. O eu está para o tu assim como o tu para o eu, ou seja, num emaranhado de relaçoes, pois no olhar do tu - eu se reconhece, e vice-versa. Sendo um feixe de relaçoes, o homem tende a criar novos laços e personificar essas relações. Através do tu o eu se encontra, e na expressão maior de sua identidade, sem a uniformidade, o eu encontra no tu a própria revelação e atualização.
Com esse livro, Buber recoloca uma questão antropologica séria, isto é, do lugar da pessoa dentro da sociedade e como complementariedade. De fato, o ser humano é uma substância incompleta, e no outro encontra todas as prerrogativas de uma vivencia equilibrada. No tu o eu se vê, ou melhor, se entrever, pois o olhar me desmistifica de mim mesmo, pois a alteridade que o outro representa ajusta o meu eu através desse tu.
Mas Buber não deixa o relacionamento eu-tu permanecer na linha horizontal, mas o envereda pela busca do Tu existencial e divino, que vai por sua vez mostrar ao eu a sua verdadeira face, a de permanente ralação. Aqui Buber justifica o porque do seu escrito, é no feixe de relações que o homem encontra a sua mais profunda essência e inquietude.

Download do livro: Clique aqui!

História Social da Criança e da Família - Philippe Aries



História Social da Criança e da Família - Philippe Aries

O estudo de Ariès possui dois fios condutores: o primeiro é a constatação de que a ausência do sentido de “infância”, tal como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano, até o fim da Idade Média, abre as portas para uma interpretação das chamadas “sociedades tradicionais” ocidentais. O segundo é que este mesmo processo de definição da infância como um período distinto da vida adulta também abre as portas para uma análise do novo lugar assumido pela criança e pela família nas sociedades modernas. Sua obra foi precursora, portanto, de um novo campo que ficou conhecido como “história da infância” e gerou diversos trabalhos subseqüentes.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui