terça-feira, 22 de setembro de 2009

Política e Educação - Paulo Freire



Política e Educação - Paulo Freire

Desde os seus primeiros passos na prática pedagógica, Paulo Freire optou por uma pedagogia política centrada na liberdade e na autonomia do ser, propondo a politização da educação.

Ao avaliar que o processo do conhecimento acontece quando o indivíduo, ao se reconhecer humano, é estimulado a refletir sobre os seus problemas na vida cotidiana, o trabalho pedagógico político de Paulo Freire movimenta-se para o homem excluído das ações políticas, julgado,pelos poderosos como incapaz de definir sua existência.

Aliando educação e política, fazendo-as caminhar juntas no seu trabalho de acompanhamento pedagógico de homens e mulheres iletrados, em várias partes do mundo, Paulo Freire os motivou à reconquista dos seus direitos e da sua voz, via apropriação da palavra, da leitura e da escrita. Ler o mundo, lendo a palavra, surge como esperança possível para homens e mulheres de redescobrir seus próprios valores e encontrarem-se com seus semelhantes em busca de libertação das forças que os oprimem. Educação e Política, na concepção freireana, apontam sempre na direção de um ser pleno de cidadania, capaz de assumir para si o comando dos seus processos de existência liberta e progressista.

“Um desses sonhos para que lutar, sonho possível mas cuja concretização demanda coerência, valor, tenacidade, senso de justiça, força para brigar, de todas e de todos os que a ele se entreguem, é o sonho por um mundo menos feio, em que as desigualdades diminuam, em que as discriminações de raça, de sexo, de classe sejam sinais de vergonha e não de afirmação orgulhosa ou de lamentação puramente cavilosa. No fundo, é um sonho sem cuja realização a democracia de que tanto falamos, sobretudo hoje, é uma farsa.”

(FREIRE, Paulo. Política e Educação, 2001.)

Download do livro: http://www.4shared.com/file/134602207/58eefdf8/POLTICA_-_FREIRE_Paulo_Poltica_e_Educao_-_humcertoalgum.html

Democratizar a Democracia - Boaventura de Sousa Santos



Democratizar a Democracia - Boaventura de Sousa Santos

"Quanto menos delegação de poder houver, mais o povo e a sociedade organizada podem exercer a sua soberania.” Rousseau

Se até à década de 80 um mínimo de justiça social e uma política reguladora de distribuição da riqueza permitiu, pelo menos nos países capitalistas desenvolvidos, a manutenção pacífica do sistema capitalista, constatamos hoje que a crescente pressão provocada pela mundialização neo-liberal resulta numa evidente incapacidade política dos Estados, bem como no sublinhar da precariedade laboral, na redução a um denominador comum, nivelado pela mais baixa fasquia, das remunerações salariais, numa crescente vaga de privatizações e fragilidades sociais. O jogo da democracia transforma-se numa mera formalidade.

Este volume apresenta várias experiências de democracia participativa em contextos urbanos e rurais em luta contra a trivialização da cidadania e em prol de uma vida democrática de alta intensidade.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/134600294/ba2cdf80/Santos_Boaventura_S__ed__-_Democratizar_a_democracia.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui