sábado, 26 de dezembro de 2009

Soldados e Negociantes na Guerra do Paraguai - Divalte Garcia Figueira



Soldados e Negociantes na Guerra do Paraguai - Divalte Garcia Figueira

Neste livro, Figueira traz à baila a necessidade de estudar uma guerra pelas suas repercussões econômicas, pois é patente a lacuna registrada neste campo, malgrado a longa duração do conflito. O livro revela aspectos do abastecimento das tropas brasileiras na Guerra do Paraguai, ligando-os ao quadro geral da economia do país que, por ocasião da guerra, tinha uma produção muito deficiente de alimentos e de produtos industrializados, levando-o a fazer mais compras no exterior para o abastecimento geral da tropa, aumentando os gastos de divisas e de endividamento externo. Além da dívida externa e a inflação, o Brasil acabou ganhando mortos e mutilados. O cenário que o autor nos revela nestas páginas é o das vidas sem valor, no qual a hesitação é a regra que faz dos governantes a paragem da irresponsabilidade.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/181771724/91819f81/Divalte_Garcia_Figueira_-_Sold.html

A Escrita da História - Michel De Certeau



A Escrita da História - Michel De Certeau

Este livro representa um marco fundamental da moderna teorização sobre a natureza do fazer histórico. Concebido como uma série de estudos destinados a identificar as etapas-chaves da prática historiográfica e suas diferentes abordagens ao longo do tempo: historicista, semiótica, psicanalítica (freudiana), socioepistemológica.

Michel de Certeau procura caracterizar aqui as operações que regulam a escrita da história: a fabricação de um objeto, a organização do tempo, o trabalho de ocultação/deturpação do sentido, a encenação de um relato.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=B8B1ASML

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui