domingo, 9 de janeiro de 2011

Elementos de Análise do Discurso - Luiz Fiorin



Elementos de Análise do Discurso - José Luiz Fiorin

Nossa escola ensina os alunos a escrever períodos e cobra deles a produção de textos. No entanto, o texto não é uma grande frase nem um amontoado de frases. Seu sentido resulta de procedimentos lingüísticos próprios de construção textual e da relação com outros textos. As teorias atuais que tratam do discurso e do texto ora enfatizam sua relação com o universo discursivo, ora acentuam os mecanismos internos de constituição do sentido.
Este livro filia-se à segunda dessas correntes. Não esquece que o texto é um objeto histórico. No entanto, procede a um recorte metodológico, buscando mostrar os mecanismos de construção do texto, como, por exemplo, a estrutura narrativa; a utilização das categorias de pessoa, espaço e tempo para criar efeitos de sentido; os procedimentos de produção de textos que simulam o mundo ou o explicam; as chamadas figuras retóricas entendidas como processos discursivos.

Download do livro: Clique aqui!

Londres e Paris no Século XIX: o Espetáculo da Pobreza - Maria Stella Martins Bresciani



Londres e Paris no Século XIX: o Espetáculo da Pobreza - Maria Stella Martins Bresciani

Bairros malditos, de ruas estreitas e populosas onde a cada passo se encontravam homens e mulheres acabados pela miséria e superexploração. Crianças seminuas apodrecendo na sujeira, sufocadas em antros sem luz e sem ar. Crimes, mendicância, violentas manifestações de rua. Essa era a realidade nos bairros operários de Londres e Paris no século XIX. Cidades onde praticamente não havia diferença entre homem trabalhador, pobre e criminoso. Ali rondava o espectro das multidões incontroláveis.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui