domingo, 21 de março de 2010

Análises do Discurso Hoje - Glaucia Muniz Proença Lara, Ida Lúcia Machado e Wander Emediato (Orgs.)



Análises do Discurso Hoje - Glaucia Muniz Proença Lara, Ida Lúcia Machado e Wander Emediato (Orgs.)

Em que medida os campos disciplinares não-convencionais - inclui-se aí a Análise do Discurso - promovem, de fato, os deslizamentos nas chamadas fronteiras do conhecimento para buscar os avanços pretendidos no domínio da ciência? É possível lidar com as múltiplas dimensões da complexidade de fenômenos e objetos - no caso em tela, os discursos - sem transgredir os princípios metodológicos estabelecidos de maneira intradisciplinar ou até mesmo sem comprometer sua sustentabilidade teórica? Que tendências se identificam como predominantes na AD hoje e quais são as perspectivas desse campo teórico para dar conta das produções discursivas que circulam e se proliferam no mundo contemporâneo? Esta obra pretende despertar esses e outros questionamentos. Os autores visam a fornecer uma visão geral de algumas (outras) maneiras de se fazer análise do discurso nas universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Download do livro: Clique aqui!

A Ordem do Discurso - Michel Foucault



A Ordem do Discurso - Michel Foucault

Michel Foucault, no livro – A ORDEM DO DISCURSO – Aula Inaugural no Collége de France, pronunciada em 02 de dezembro de 1970, nos faz refletir sobre questões desafiadoras como a “verdade” e a relação “poder-saber”. Segundo Foucault (1983) “o poder não é necessariamente repressivo uma vez que incita, induz, seduz, torna mais fácil ou mais difícil, amplia ou limita, torna mais provável ou menos provável.” Além disso, o poder é exercido ou praticado em vez de possuído e, assim, circula, passando através de toda força a ele relacionada.

Analisando essas questões, suscitadas através da leitura do livro, surgem indagações como: Onde está o poder? O poder está em cada um de nós? O poder se apresenta “mascarado”? O “discurso” é um elemento do poder?

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui