Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sábado, 18 de junho de 2011

Teoria Realista da Moral: Estudos Preparatórios - Marcel Niquet



Teoria Realista da Moral: Estudos Preparatórios - Marcel Niquet

O filósofo Marcel Niquet trata das questões que envolvem a formulação de uma teoria da moral a partir do discurso, uma das mais ambiciosas, exigentes e difíceis empreitadas da filosofia alemã do pós-guerra, que marcou os discursos da filosofia prática e ética nos últimos 25 anos na pesquisa filosófica em língua alemã. Apresentando introdutoriamente um levantamento do conjunto de problemas que envolvem a questão da ética do discurso como teoria da moral, ele retoma a história da tentativa de formular esse conceito. Partindo de Kant e detendo-se numa comparação minuciosa das concepções de dois renomados filósofos alemães, Hans O. Apple e Jürgen Habermas, que sustentam modelos controversos da ética do discurso, o autor apresenta os rumos tomados por esse debate a seus resultados, terminando por questionar a validade dos intentos de propor uma fundamentação desse tipo para a moral.

Download do livro: Clique aqui!

Mal da Terra - Hubert Reeves e Frederic Lenoir



Mal da Terra - Hubert Reeves e Frederic Lenoir

Neste livro, é com impaciência que Hubert Reeves descreve o estado do planeta, fortemente ameaçado pelos efeitos nocivos da atividade humana. Ao longo de um diálogo denso e bastante documentado, detalha os males de que padece nosso precioso habitat e os remédios que poderiam salvar o mais frágil de seus componentes os seres humanos, vulneráveis e responsáveis pelas desordens que ameaçam a sua própria sobrevivência. Do aquecimento climático à extinção acelerada das espécies, do desperdício de energia de alguns à destruição de outros, o diagnóstico é sombrio. Existem, porém, razões para não perder a esperança, para além dos egoísmos individuais e dos erros políticos, Reeves evoca algumas soluções para escapar de uma crise planetária sem precedentes.

Download do livro: Clique aqui!