domingo, 5 de julho de 2009

Fritjof Capra - Ponto de Mutação

Fritjof Capra - Ponto de Mutação

O sucesso do desenvolvimento tecnológico era inquestionável e foi tal seu impacto na sociedade que era realmente muito difícil não se deixar fascinar pelas grandes maravilhas que estavam realmente promovendo o progresso social e, igualmente, trazendo conforto e reduzindo as distâncias entre os indivíduos e, em certo sentido, entre as nações. Mas também trouxe, no rastro da Revolução Industrial, o início de uma era de desigualdades sociais e de crescente alienação familiar, profissional e política. Karl Marx e tantos outros apontaram, de modo contundente, toda a crueza de um desenvolvimento parcial mais calcado nos ganhos materiais de uma minoria que no equilíbrio entre bens e bem-estar social. Mas as idéias, tão arduamente difundidas pelo positivismo e tantas outras escolas, especialmente as do Darwinismo-Social, enfatizavam de modo dramático (e parcial) a decantada vitória do Homem Ocidental (homem mesmo, pessoa do sexo masculino) sobre a Natureza (que era entendida, mesmo de forma inconsciente, como fêmea). Claro está que todo este desenvolvimento era financiado pelos grandes e recém-enriquecidos capitalistas, o que, de certo modo, acabava por influenciar igualmente, neste contexto, a filosofia da ciência. Max Weber, em especial, possui excelentes estudos em Sociologia sobre isto, como, por exemplo, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. E muitos outros autores escreveram e pesquisaram amplamente sobre isso, embora, como é óbvio, estas pesquisas e idéias ficassem restritas a poucos estudiosos, já que o capitalismo dava as cartas sobre o que devia ou não ser conhecido ou divulgado.

Download do livro: http://www.scribd.com/doc/7356256/Fritjof-Capra-O-Ponto-de-Mutacao

Fritjof Capra - Pertencendo ao Universo

Fritjof Capra - Pertencendo ao Universo

Nesta obra, Capra e David Steindl-Rast investigam os paralelismos entre o pensamento do novo paradigma na ciência e na religião, que, juntas, oferecem uma visão notavelmente compatível do universo - um modelo holístico e profundo baseado numa percepção da complexa natureza da verdade e do mito da objetividade. Estes diálogos cheios de vigor e de vida projetam novas luzes sobre as surpreendentes e inéditas conexões entre a ciência e a experiência de Deus. Como peritos reconhecidos em seus campos - Capra em física teórica e em teoria sistêmica, e Steindl-Rast em espiritualidade contemporânea e em ecumenismo ambos se deslocaram para alem de suas especializações.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/116108712/90563c55/Fritjof_Capra_-_Pertencendo_ao_Universo.html

Fritjof Capra - O Tao da Física

Fritjof Capra - O Tao da Física

Numa abordagem inovadora, o físico Fritjof Capra mostra como as grandes descobertas do século XX no campo da física nuclear apresentam diversas semelhanças com conceitos elaborados pelos místicos e filósofos orientais há mais de 5.000 anos

Donwload do livro: http://www.4shared.com/file/116108096/5aad64c1/Fritjof_Capra_-_O_Tao_da_Fisica.html

As conexões ocultas - Fritjof Capra

As conexões ocultas - Fritjof Capra

Neste livro, o físico austríaco Fritjof Capra conta a história do capitalismo e sua evolução até o mundo globalizado. As últimas descobertas científicas mostram que todas as formas de vida desde as células mais primitivas até as sociedades humanas, suas empresas e estados nacionais, até mesmo sua economia global - organizam-se segundo o mesmo padrão e os mesmos princípios básicos: o padrão em rede. Em "As Conexões Cultas", Fritjof Capra desenvolve uma compreensão sistêmica e unificada que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida e demonstra claramente que a vida, em todos os seus níveis, é inextricavelmente interligada por redes complexas. No decorrer deste novo século, dois fenômenos específicos terão um efeito decisivo sobre o futuro da humanidade. Ambos se desenvolvem em rede e ambos estão ligados a uma tecnologia radicalmente nova. 0 primeiro é a ascensão do capitalismo global, composto de redes eletrônicas de fluxos de finanças e de informação; o outro é a criação de comunidades sustentáveis baseadas na alfabetização ecológica e na prática do projeto ecológico, compostas de redes ecológicas de fluxos de energia e matéria. A meta da economia global é a de elevar ao máximo a riqueza e o poder de suas elites; a do projeto ecológico, a de elevar ao máximo a sustentabilidade da teia da vida. Atualmente, esses dois movimentos encontram-se em rota de colisão: ao passo que cada um dos elementos de um sistema vivo contribui para a sustentabilidade do todo, o capitalismo global baseia-se no princípio de que ganhar dinheiro deve ter precedência sobre todos os outros valores. Com isso, criam-se grandes exércitos de excluídos e gera-se um ambiente econômico, social e cultural que não apoia a vida, mas a degrada, tanto no sentido social quanto no sentido ecológico o grande desafio que se apresenta ao século XXI é o de promover a mudança do sistema de valores que atualmente determina a economia global e chegar-se a um sistema compatível com as exigências da dignidade humana e da sustentabilidade ecológica.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/116107203/a0e2ef3f/Fritjof_Capra_-_Conexoes_Ocultas.html

Sabedoria Incomum - Fritjof Capra

Sabedoria Incomum - Fritjof Capra

O livro apresenta diversas entrevistas feitas pelo autor com celebridades do mundo da ciência e cultura, indo desde do filosófo indiano Khrisnamurti até o físico alemão Heinsenberg. Mostra como pessoas de origens tão diversas podem ter pontos de vista em comum sobre o bem para a sociedade.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/116106367/48ab81f2/SABEDORIA_INCOMUM_-_Fritjof_Capra.html

Fritjof Capra - A Teia da Vida

Fritjof Capra - A Teia da Vida

O mais recente livro de Fritjof Capra, A Teia da Vida, retoma a visão de interligação ecológica de todos os eventos que ocorrem na Terra e da qual fazemos parte, de forma fundamental. Em muitos pontos, alguns críticos consideram este como o livro mais profundo dos já escritos por Capra. Ele apresenta seu conceito de Ecologia Profunda neste livro, um termo que, para ele, é mais apropriado que o termo 'holístico', já bastante gasto por pessoas que se apropriaram erroneamente deste termo para comercializá-lo.

Donwload do livro: http://www.4shared.com/file/116105640/f0871bd6/Fritjof_Capra_-_A_teia_da_vida.html

Movimento ambientalista no Brasil - Pedro Jacobi

Movimento ambientalista no Brasil - Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas

O ambientalismo brasileiro tem assumido uma crescente influência na formulação e implementação de políticas públicas e na promoção de estratégias
para um novo estilo, sustentável, de desenvolvimento.
Neste artigo abordo o ambientalismo no Brasil e suas inflexões, dividindo-o em três partes focando a emergência do ambientalismo a partir da década de 70, a multiplicação de atores envolvidos na questão a partir da década de 80 e a situaçào atual, ao final dos anos 90.

Download do texto completo: http://www.4shared.com/file/116105035/cb21052c/jacobi_movimento20ambientalista-brasil-edusp.html

Imperialismo & filantropia

Imperialismo & filantropia

A Reforma Sanitária no Brasil, obra do sociólogo Luiz Antônio de Castro Santos e da historiadora Lina Rodrigues de Faria, lida de forma criativa e estimulante com um leque variado de questões que atravessam a história da saúde pública no nosso país, especialmente durante o período conhecido como Primeira República (1889-1930). Nessa fase, segundo os autores, desenvolveram-se não só instituições fundamentais neste campo, como também um arcabouço ideológico que favoreceu e sustentou o sanitarismo como resposta aos problemas que o país buscava superar, a fim de se enquadrar no rol das nações que, no dizer da época, eram modernas e civilizadas.
Há dois grandes blocos ou eixos interligados de debate na obra. De um lado, há uma forte discussão a respeito da relação entre ideologia política e Estado, num intrigante jogo de interfaces em que nenhum dos elementos analíticos pode ser lido como uma conseqüência mecânica de outro. De outro, vê-se o papel da Fundação Rockefeller no Brasil, especialmente durante a primeira metade do século XX, justamen
te quando a instituição norte-americana se posicionava de maneira radicalmente diferente daquela em que se enquadraria no pós-guerra no quadro da Guerra Fria, tomada pela ojeriza aos comunistas. O que se vê antes é uma Fundação estrangeira que, ao pretender intervir no ambiente científico brasileiro, que já gozava de importante tradição foi conduzida a negociar a todo o momento, alterando, assim, muito de suas próprias diretrizes iniciais, num jogo também marcado pela interação e pela troca de argumentos e posições.

Download do artigo completo: http://www.4shared.com/file/116104056/bcce9475/Imperialismo__filantropia.html

DESENVOLVIMENTO - Raízes e Limites do discurso do Banco Mundial

DESENVOLVIMENTO - Raízes e Limites do discurso do Banco Mundial

Panorama sobre o Banco Mundial e seus (controversos) discursos traçados ao longo das décadas pela autora Elsa Souza Kraychete.

Download do artigo: http://www.4shared.com/file/116101410/116acaa/DESENVOLVIMENTO_razes_e_limites_do_discurso_do_banco_mundial.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui