domingo, 13 de setembro de 2009

O que é Filosofia - Caio Prado Jr.



O que é Filosofia - Caio Prado Jr.

Uma das finalidades do livro é esclarecer a diferença entre ciência e filosofia, sendo essa diferença algo sutil a ponto de o leitor não concentrado não entender a diferença. A ciência é um conhecimento sistematizado sobre um determinado experimento empírico da realidade e a filosofia é o conhecimento do conhecimento e não a extensão das ciências. Nele também há uma discussão sobre a distinção entre as filosofias de Platão e Aristóteles, na qual a filosofia do primeiro tem um caráter mais literário e a do segundo, um sentido mais científico. De acordo com o livro de Caio Prado Jr., filosofia é o conhecimento do conhecimento.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/132310591/c174b0b3/Caio_Prado_Jr_-_O_Que__Filosofia.html

O que é semiótica - Lucia Santaella



O que é semiótica - Lucia Santaella

A Semiótica (do grego semeiotiké: a arte dos sinais) pode ser definida como ciência geral dos signos. Estuda os fenômenos culturais como sistemas sígnicos, ou sistemas de significação. A semiótica se interessa pelas linguagens, que são tomadas como sistemas sígnicos (pintura, fotografia, cinema, música, quadrinhos, publicidade, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência etc.).

Para Santaella, a semiótica é "a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis" (1983, p.15).

Para Charles Sander Peirce, que foi químico, matemático e astrônomo, definiu a Semiótica a partir da lógica. Muitos consideram a semiótica peirceana como uma Filosofia Científica da Linguagem. Seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo:
- a primeiridade (corresponde ao acaso, ou o fenômeno no seu estado puro que se apresenta à consciência); - a secundidade (corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo); - a terceiridade (ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos). Peirce concebeu o signo como a partir de uma tripla divisão: representâmen (aquilo que funciona como signo para quem o percebe); objeto (aquilo que é referido pelo signo); e interpretante (o efeito do signo naquele – ou naquilo, incluindo outros seres vivos ou dispositivos comunicativos inumanos como os computadores – que o interpreta).

Download do livro: http://www.4shared.com/file/132308511/f1793be4/Coleo_Primeiros_Passos_Lcia_Santaella_-_O_Que__Semiti.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui