Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 13 de setembro de 2009

O que é semiótica - Lucia Santaella



O que é semiótica - Lucia Santaella

A Semiótica (do grego semeiotiké: a arte dos sinais) pode ser definida como ciência geral dos signos. Estuda os fenômenos culturais como sistemas sígnicos, ou sistemas de significação. A semiótica se interessa pelas linguagens, que são tomadas como sistemas sígnicos (pintura, fotografia, cinema, música, quadrinhos, publicidade, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência etc.).

Para Santaella, a semiótica é "a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis" (1983, p.15).

Para Charles Sander Peirce, que foi químico, matemático e astrônomo, definiu a Semiótica a partir da lógica. Muitos consideram a semiótica peirceana como uma Filosofia Científica da Linguagem. Seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo:
- a primeiridade (corresponde ao acaso, ou o fenômeno no seu estado puro que se apresenta à consciência); - a secundidade (corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo); - a terceiridade (ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos). Peirce concebeu o signo como a partir de uma tripla divisão: representâmen (aquilo que funciona como signo para quem o percebe); objeto (aquilo que é referido pelo signo); e interpretante (o efeito do signo naquele – ou naquilo, incluindo outros seres vivos ou dispositivos comunicativos inumanos como os computadores – que o interpreta).

Download do livro: http://www.4shared.com/file/132308511/f1793be4/Coleo_Primeiros_Passos_Lcia_Santaella_-_O_Que__Semiti.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.