Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sábado, 12 de setembro de 2009

O que é Ideologia - Marilena Chauí



O que é Ideologia - Marilena Chauí

A auto Marilena Chauí desenvolve, em seu livro “O que é Ideologia”, a origem da ideologia, seus mecanismos, seus efeitos político-econômico-sociais e a causa que a torna possível. Partindo da Teoria das quatro causas de Aristóteles, a autora cita diversos outros autores importantes que, de alguma maneira, contribuíram com estudos e análises paralelas para a formação da ideologia.

O termo ideologia apareceu pela primeira vez na França, após a Revolução Francesa (1789), em 1801, no livro de Destutt de Tracy, Eléments d’Idéologie (Elementos de Ideologia). Surgiu, então, um grupo de pensadores, conhecidos como ideólogos franceses, que eram materialistas, isto é, admitiam apenas causas naturais físicas (ou materiais) para as ideias e as ações humanas, e aceitavam somente conhecimentos científicos baseados na observação dos fatos e na experimentação.

Logo após os ideólogos franceses, surgiram os ideólogos ingleses e alemães. Engels e Marx, partindo da concepção hegeliana, contribuíram vastamente com seus estudos e livros, e distinguiram a ideologia das três nações: entre os franceses a ideologia é política e jurídica, entre os ingleses é econômica e para os alemães é, antes de tudo, filosofia.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/132170781/19630137/Coleo_Primeiros_Passos_-_O_Que__Ideologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.